Blog

Alunos expressam emoções e sentimentos por meio da arte no Festival Cultural do Maxi

O Colégio Maxi realizou, dos dias 6 e 7 de junho, mais uma edição de seu já tradicional Festival Cultural, com show musical, apresentações de alunos e professores, exposição de trabalhos por meio de painéis e exibição de curtas-metragens. As atividades, que ocuparam o Espaço Multiuso, o Ginásio de Esportes e os pátios, abordaram temas envolvendo sentimentos e emoções, onde os estudantes foram desafiados a explorá-los das mais variadas formas, usando a criatividade.

“Com temas como respeito, empatia, saudade, entre outros, os alunos trabalharam toda a parte socioemocional, todas as habilidades, tendo envolvimento muito na questão da arte, a dança, o teatro, a música”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental Lilian Rodrigues. São assuntos importantes para o dia a dia deles e o intuito é que levem muito do que foi visto ali para a vida, para os relacionamentos, estudo, profissão. Enfim, todas as situações que eles forem vivenciar, acrescentou.

A coordenadora lembrou que o Colégio Maxi procura ir além do conteúdo didático, estimulando o autoconhecimento, o respeito consigo e com os demais, a resiliência. “São as habilidades socioemocionais que fazem com que o ser humano amadureça, cresça. E hoje os profissionais precisam disso. Então a gente precisa trabalhar essas questões desde a infância, a adolescência, para que eles cheguem na fase adulta se conhecendo bem e aptos a vivem bem em sociedade”, finaliza.

Arte e sentimento

Os alunos utilizaram diferentes manifestações artísticas para passar suas mensagens. O grupo da Julia Fonseca Antunes, do 2º D, fez um pequeno teatro sobre se perder e se encontrar na felicidade. “Se encontrar com a felicidade não é uma coisa constante e a gente se perde, acaba indo para lados que não são a verdadeira felicidade, são falsas felicidades, como o álcool, as drogas, o consumismo exagerado”, alertou a aluna.

Para exemplificar isso, o grupo apresentou uma personagem que, durante a separação dos pais, acabou partindo para o consumo de álcool e outras drogas, para o consumismo desenfreado. “Mas no final ela se encontrou e lembrou das pequenas coisas que faziam feliz, as memórias. O tema foi justamente sentimentos e valores através da arte porque é justamente para fazer a gente entender que a arte sente, ela transmite todos esses sentimentos e valores que a sociedade tem”, valorizou.

O grupo do João Vitor Curvo, do 9º C, apresentou três músicas, uma delas do High School Music e outras duas de Taylor Swift e Beyoncé. “Não tem nada de fala, tudo dança. A gente teve como tema ‘Respeito através da arte’. A maior parte da nossa apresentação fala de feminismo, direito das mulheres, o respeito, por meio da dança. Muita dança, nada de fala”, explicou.

Para ele, esta é uma forma interessante de abordar esses temas, fazendo com que os alunos usem a criatividade e se expressem por meio da arte em um momento que considera um os mais legais do ano. “Nós vestimos ternos, dançamos. Tem comida, todo mundo alegre”, comemorou referindo-se ao já tradicional Festival Cultural do Colégio Maxi.

A satisfação não foi só dos alunos. O professor de Artes do 6º ao 9º anos, Ronaldo Rodrigues, gostou do que viu.  “São dedicados. Eles tiveram tempo hábil para ensaiar e deram valor no tempo, ensaiaram cada detalhe e agora estão colocando em prática. Então estão sendo bem efetivos”, analisou. O estilo, lembrou ele, não era padronizado, o que permitiu que eles variassem bem. “E é assim que é bom, a diversidade. Eles sabem a importância que tem a diversidade. Ensaiaram funk, pop, rock, pagode, de tudo”.

O importante era que conseguissem passar suas mensagens. “A música, a dança estão sendo o carro-chefe dessas apresentações e está sendo ótimo, porque eles estão conseguindo colocar a expressividade no que querem falar e às vezes não tem palavras. Eles colocam através da música e da dança e isso é maravilhoso. Nós como professores só apoiamos e incentivamos cada vez mais”, destacou Ronaldo.

 

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: