O Colégio Maxi realizou nesta quarta-feira (18 de agosto) a entrega das medalhas aos estudantes premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Ao todo, nove estudantes obtiveram destaque na competição, sendo quatro deles representando as três séries do Ensino Médio. A premiação contou com a presença do diretor geral, Carlos Leão, e dos professores da matéria Sussumu Ito e Maíra Dalgallo.
O objetivo das OBQ é descobrir jovens talentos, além de estimular a dedicação, o estudo e a pesquisa na área, incentivando-os a se tornarem futuros profissionais na área. Para vários deles também é uma forma de testar conhecimento e habilidade, além de conquistar uma grata lembrança para a posteridade.
Ganhador da medalha de Ouro entre os alunos da 3ª Série, José Eduardo Cesário Lindote disse estar muito feliz por ter conquistado o prêmio, afinal havia sido sua primeira Olimpíada de Química – antes havia participado da competição de Matemática. “Eu acho que é meio que um diagnóstico, acaba mostrando como você está também”, opina o estudante que confessa uma certa surpresa com o resultado. “Não esperava”, conta.
Enzo Said Figueiredo Ammouri, medalha de Ouro entre os alunos da 2ª Série, também vê a OBQ como um bom termômetro de conhecimento. “Sempre participo, é bom fazer e ter no currículo. É bom porque eu aprendo bastante quando faço ela, vejo como está o meu conhecimento”, salienta o estudante, que considera as olimpíadas de grande ajuda também para entrar em universidades ou para a conquista de um trabalho na área.
“Para mim, ter ganhado essa Medalha de Prata foi uma alegria muito grande porque eu sempre gostei muito de Química e essa prova da Olimpíada foi uma coisa que eu sempre quis fazer”, comemora Arthur Valene Rocha, da 3ª Série D do Maxi, que confessa um certo medo de fazer a prova. “Me traz uma confiança de que eu consigo ir cada vez mais longe com meu conhecimento, principalmente de Química, e a felicidade de ter uma premiação em casa para poder recordar, porque não é nada fácil”.
Medalha de Prata entre os estudantes da 1ª Série, Marina Rodrigues Sansão atribui o resultado também ao sólido conteúdo passado pelo colégio e o apoio da professora. “Cheguei ao Maxi há um ano e não sabia nada, não tinha muita noção de Física, Química. Junto com os professores, a Maíra, excelente, a gente vai aprimorando e acaba gostando da matéria. Eu senti que o que eu aprendi em pouco tempo aqui equivaleu ao aprendizado de uma vida inteira e eu achei uma forma legal de testar os meus conhecimentos. Hoje em dia é uma das minhas matérias favoritas”, conta a aluna.
Confira o resultado da etapa estadual da OBQ 2021:
ESTUDANTE DA 1ª SÉRIE
Medalha de Prata
Marina Rodrigues Sansão
ESTUDANTE DA 2ª SÉRIE
Medalha de Ouro
Enzo Said Figueiredo Ammouri
ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE
Medalha de Ouro
José Eduardo Cesário Lindote
Medalha de Prata
Arthur Valene Rocha
Menção Honrosa
Ana Karoline Florindo Sansão
Enzo Camargos Beltrame
Isabelle Cadore Galli
Joao Gabriel Moraes Fontes
Victor Nahuel Carruesco
Victória Lavratti
Foto: Diego Almeida
Pau e Prosa Comunicação