logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Popcorn e Física, do Colégio Maxi, exibe premiado Interestelar, de Christopher Nolan

Algumas obras de ficção procuram fazer projeções de realidades possíveis com base nas ciências, utilizando conhecimentos consistentes de física, química, biologia, astronomia. São, portanto, verdadeiras aulas sobre tais matérias, como é o caso de filmes como Interestelar (2014), dirigido por Christopher Nolan (de A Origem e da trilogia do Cavaleiro das Trevas), que será exibido pelo Colégio Maxi dentro do Popcorn e a Física, no dia 7 de outubro.

Por meio da atividade, coordenada pelo professor de Física, Ricardo Monteiro, os alunos do Ensino Médio poderão unir o útil e o agradável, descontraindo-se ao mesmo tempo em que reveem conceitos importantes que poderão cair no Enem e nos vestibulares. Esta, por sua vez, faz parte do evento temático “Dia da Descompressão”, do Colégio Maxi, em que os alunos podem ir fantasiados para a escola como forma de descontração.

Ricardo explica que o projeto busca uma maneira diferenciada de ensinar Física, de forma não pragmática, que rompe com o ensino tradicional. “O projeto propõe a utilização de filmes, mais populares na indústria do cinema, que possibilitam trabalhar os conceitos físicos, no intuito de facilitar o entendimento do aluno. Com isso, motivá-los a se interessarem pelos assuntos ministrados, ou que futuramente serão estudados em sala de aula”, diz.

Os encontros realizados pelo Popcorn e a Física têm como base a sessão cinema, porém não é somente assistir ao filme, comer pipoca e tomar suco, alerta. “Mas sim utilizar o filme como base para responder o estudo dirigido sobre os conceitos/temas que aparecem na produção. Previamente à sessão tem um momento em que os alunos serão orientados a observar esses conceitos. Posteriormente os estudantes precisam responder o estudo dirigido, elaborado pela equipe pedagógica do projeto, com base nos conteúdos programáticos de acordo com cada série em que a sessão for aplicada”, salienta.

No caso de Interestelar, trata-se de uma das maiores produções cinematográficas que aborda a física em sua trama principal. A história se desenrola mostrando o planeta terra enfrentando escassez de água e alimento. Logo, uma equipe de astronautas e cientistas se reúne e trabalha na possibilidade de explorar Saturno, a fim de obter um novo planeta para ser habitado.

No decorrer da trama são abordadas questões físicas com muita precisão, o que confere ao longa um aspecto extremamente realista, que muitas vezes acaba chocando o público com certas situações. Ganhador do Oscar, Interestelar contou em sua produção com a ajuda de Kip Thorne, que um dia foi colega de trabalho do físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking (1942-2018). A participação foi importante para que questões como ondas gravitacionais, buraco negro e relatividade geral fossem tão bem explicados e aplicados nas cenas, ressalta o professor.

Postado porPau e Prosa

Postado em5 de outubro de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar