A atividade física de maneira regular na infância e adolescência traz inúmeros benefícios, inclusive ajuda a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. Além de ajudar a construir e manter ossos e músculos saudáveis, mais fortes e resistentes, ajuda a reduzir o risco de desenvolver obesidade e doenças crônicas, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer de cólon, controla a ansiedade, reduz os sentimentos de depressão e promove o bem-estar psicológico.
A prática de exercício é importante para todas as idades e estimula ainda mais laços familiares e de amizade. Foi justamente pensando em todas estas vantagens e na interação familiar que o Colégio Maxi realizou a 1ª Caminhada do Rumo Certo, dentro das atividades do Festival Cultural, neste domingo (17/09), no Parque das Águas.
Até o clima ajudou. O calor intenso deu uma amenizada e pais, alunos e professores puderam aproveitar para extravasar na pista. Puderam correr, caminhar ou apenas passear com os animaizinhos de estimação, que também participaram das atividades, só não podiam ficar parado.
Só que além das atividades físicas, também é importante lembrar que é necessária uma alimentação saudável, principalmente, antes dos exercícios, por isso, o Colégio Maxi também preparou um café da manhã com muitas frutas. Melancia, banana, uva e tangerina tudo à disposição dos participantes para dar aquele “up” na hora de praticar exercícios.
Antes e depois da caminhada/corrida os participantes também fizeram um aquecimento e alongamento, para se preparar e evitar também qualquer problema depois das atividades. Havia ainda uma equipe de alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aferindo pressão e medindo a glicemia.
Nelson Kawahara é pai do aluno Luckas Hiroki Kawahara da 8ª série e participou das atividades. Ele já é adepto da prática de exercícios e o filho também, mas ressaltou a importância de trazer isso para o dia a dia da escola. Ele destaca que é sempre muito difícil tirar os alunos da frente do computador, nesta geração da tecnologia, por isso, quanto mais a escola estimula e mostra os benefícios, mais serve como incentivo.
As atividades físicas entraram na vida de Luckas por conta da influência da família. Ele conta que treina cerca de duas horas por dia. O jovem também é multi no esporte. Pratica tênis de mesa, futsal, handball e baseball. No último Jogos Somos, em Recife, voltou com o título de campeão de tênis de mesa. “Esta atividade é interessante para divulgar a importância do exercício físico e promover a interação entre os alunos”, afirmou.
A aluna Helena Santos, do 2ª série do Ensino Fundamental, participou da caminhada acompanhada da mãe, Marcia Regina da Silva e Santos, e do pai Alexandre Bustamante dos Santos, além do cachorrinho da família. O pai considerou a ação como “maravilhosa”. Para a mãe, a iniciativa vem atender um anseio antigo. Ela sentia falta deste tipo de ação na escola. Todos já estão acostumados com os exercícios, frequentam academia e praticam caminhada.
No entanto, ponto destacado pelos três foi o de promover a interação da família. “É um bom projeto com a participação da família e ainda estimula a prática esportiva e atuação em equipe”, afirmou Santos.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Lucas Ninno