Blog

Abertura da 2ª Festa Literária do Colégio Maxi enaltece cultura cuiabana

A abertura da segunda edição da Festa Literária do Colégio Maxi, na noite de quarta-feira (15 de maio), foi repleta de emoção e cultura cuiabana com uma apresentação especial do Coral da UFMT e a entrega dos prêmios do Concurso Literário destinado a revelar talentos entre os alunos. A programação do evento, um dos mais importantes do calendário escolar da instituição, prossegue até sexta-feira (17 de maio), no Espaço Multiuso.

Com o tema “Cuiabá: um lugar para se inspirar”, a Festa Literária de 2019 presta uma grande homenagem à Capital por seus 300 anos. Na abertura, o diretor do Colégio Maxi, Professor Leão, destacou a importância da literatura e da leitura não só para a formação escolar, mas para a vida dos alunos e lembrou da riqueza cultural da cidade, formada pela mistura de negros, brancos e índios.

Ela ficou evidente na apresentação do Coral da UFMT, cujo repertório trouxe músicas do espetáculo “Claro Canto Cuiabá”, apresentado em abril pelo grupo por ocasião das comemorações. Para a regente e diretora artística, Dorit Kolling, foi uma oportunidade muito interessante. “Somos de uma universidade pública e os alunos do Maxi são alunos nossos em potencial. É muito bom cantar para um público jovem e para que eles percebam que a atividade coral é muito prazerosa, proporciona essa vivência artística”, comemorou.

Houve até a participação dos professores do Maxi Ana Helena Paroli e João Neto como membros do Coral. “Do ponto de vista do enriquecimento acadêmico para os alunos é muito válido ter o coral aqui conosco. Além de incentivar a questão da percepção da arte, leva o aluno a ter contato com uma outra linguagem que pode servir para uma redação do Enem e para outros momentos da vida dele. E já é uma oportunidade de vivenciar o dia a dia acadêmico. Universidade não é só sala de aula”, destacou o professor do 3º e do curso de Redação.

Premiação

Antes de anunciar os premiados, a professora Luciane Beserra, idealizadora do projeto, fez menção a Raul Seixas para lembrar que a Festa Literária é um sonho sonhado junto que se tornou realidade, agradecendo direção, coordenadores, professores e a participação dos alunos. Segundo ela, o evento tem a intenção de celebrar a arte. “Cada tema é pensado de maneira abrangente. Não é só literatura, é música, é dança, é homenagear Cuiabá”, frisou. “Tenho muito orgulho de dizer que moro em Cuiabá e sou cuiabana de coração”, comentou.

A festa e o concurso, explicou a professora, têm o objetivo de instigar, proporcionar um espaço para que os alunos sejam vistos, “soltem suas asas e libertem seus talentos”. Daí a importância de ter vários e diferentes momentos, como conversas com autores, oficinas e a premiação. “Os alunos são julgados por escritores mato-grossenses. É um trabalho muito sério e é uma alegria ver comentários tão bons sobre os textos. Isso é a maior recompensa que nós como escola podemos ter”, festejou.

A alegria era visível também nos ganhadores. Lara Furtado Queiroz, do 8º B, que ficou com o primeiro lugar na categoria “Poema – Ensino Fundamental”, se disse muito orgulhosa de seu texto, escrito especialmente para o concurso, uma declaração de amor pela cidade. “Me inspirei em ser cuiabano. Mais do que ser uma pessoa que nasceu em Cuiabá e que mora aqui, é ter um sentimento, se apropriar desse sentimento, ter amor por Cuiabá”, descreveu.

Rayane Prado Nunes, do 2º C, que ficou com o segundo lugar na categoria “Crônica”, recebeu com grande surpresa o prêmio. Ela revelou que o texto, que era para ser um microconto, ficou grande demais e foi inscrito na última hora. Contou que estava estudando muito para um outro projeto da escola e o fez às pressas. E valeu o esforço. “Nunca tinha participado de um concurso literário. Não esperava e foi uma sensação maravilhosa”, observou a estudante.

Resultado

Microconto

Ticiane Nunes de Camargo, do 2º Ano

Poema – Ensino Fundamental

1º Lara Furtado Queiroz

2º Pedro Gonçalves

3º Maria Fernanda Pires Santana

Poema – Ensino Médio

1º Alexandre Augusto Campos de Figueiredo

2º Leandro Oliveira

3º Julia Assad Antunes

Crônica

1º Maria Eduarda Dias Cardoso

2º Rayane Alves Nunes

3º Ana Clara Rizieri