Blog

Abertura da 2ª Festa Literária do Colégio Maxi enaltece cultura cuiabana

A abertura da segunda edição da Festa Literária do Colégio Maxi, na noite de quarta-feira (15 de maio), foi repleta de emoção e cultura cuiabana com uma apresentação especial do Coral da UFMT e a entrega dos prêmios do Concurso Literário destinado a revelar talentos entre os alunos. A programação do evento, um dos mais importantes do calendário escolar da instituição, prossegue até sexta-feira (17 de maio), no Espaço Multiuso.

Com o tema “Cuiabá: um lugar para se inspirar”, a Festa Literária de 2019 presta uma grande homenagem à Capital por seus 300 anos. Na abertura, o diretor do Colégio Maxi, Professor Leão, destacou a importância da literatura e da leitura não só para a formação escolar, mas para a vida dos alunos e lembrou da riqueza cultural da cidade, formada pela mistura de negros, brancos e índios.

Ela ficou evidente na apresentação do Coral da UFMT, cujo repertório trouxe músicas do espetáculo “Claro Canto Cuiabá”, apresentado em abril pelo grupo por ocasião das comemorações. Para a regente e diretora artística, Dorit Kolling, foi uma oportunidade muito interessante. “Somos de uma universidade pública e os alunos do Maxi são alunos nossos em potencial. É muito bom cantar para um público jovem e para que eles percebam que a atividade coral é muito prazerosa, proporciona essa vivência artística”, comemorou.

Houve até a participação dos professores do Maxi Ana Helena Paroli e João Neto como membros do Coral. “Do ponto de vista do enriquecimento acadêmico para os alunos é muito válido ter o coral aqui conosco. Além de incentivar a questão da percepção da arte, leva o aluno a ter contato com uma outra linguagem que pode servir para uma redação do Enem e para outros momentos da vida dele. E já é uma oportunidade de vivenciar o dia a dia acadêmico. Universidade não é só sala de aula”, destacou o professor do 3º e do curso de Redação.

Premiação

Antes de anunciar os premiados, a professora Luciane Beserra, idealizadora do projeto, fez menção a Raul Seixas para lembrar que a Festa Literária é um sonho sonhado junto que se tornou realidade, agradecendo direção, coordenadores, professores e a participação dos alunos. Segundo ela, o evento tem a intenção de celebrar a arte. “Cada tema é pensado de maneira abrangente. Não é só literatura, é música, é dança, é homenagear Cuiabá”, frisou. “Tenho muito orgulho de dizer que moro em Cuiabá e sou cuiabana de coração”, comentou.

A festa e o concurso, explicou a professora, têm o objetivo de instigar, proporcionar um espaço para que os alunos sejam vistos, “soltem suas asas e libertem seus talentos”. Daí a importância de ter vários e diferentes momentos, como conversas com autores, oficinas e a premiação. “Os alunos são julgados por escritores mato-grossenses. É um trabalho muito sério e é uma alegria ver comentários tão bons sobre os textos. Isso é a maior recompensa que nós como escola podemos ter”, festejou.

A alegria era visível também nos ganhadores. Lara Furtado Queiroz, do 8º B, que ficou com o primeiro lugar na categoria “Poema – Ensino Fundamental”, se disse muito orgulhosa de seu texto, escrito especialmente para o concurso, uma declaração de amor pela cidade. “Me inspirei em ser cuiabano. Mais do que ser uma pessoa que nasceu em Cuiabá e que mora aqui, é ter um sentimento, se apropriar desse sentimento, ter amor por Cuiabá”, descreveu.

Rayane Prado Nunes, do 2º C, que ficou com o segundo lugar na categoria “Crônica”, recebeu com grande surpresa o prêmio. Ela revelou que o texto, que era para ser um microconto, ficou grande demais e foi inscrito na última hora. Contou que estava estudando muito para um outro projeto da escola e o fez às pressas. E valeu o esforço. “Nunca tinha participado de um concurso literário. Não esperava e foi uma sensação maravilhosa”, observou a estudante.

Resultado

Microconto

Ticiane Nunes de Camargo, do 2º Ano

Poema – Ensino Fundamental

1º Lara Furtado Queiroz

2º Pedro Gonçalves

3º Maria Fernanda Pires Santana

Poema – Ensino Médio

1º Alexandre Augusto Campos de Figueiredo

2º Leandro Oliveira

3º Julia Assad Antunes

Crônica

1º Maria Eduarda Dias Cardoso

2º Rayane Alves Nunes

3º Ana Clara Rizieri

 

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: