Três alunas do Colégio Maxi estão entre as participantes premiadas da Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) da Unesco Center for Peace IMUN 2020, realizado virtualmente devido a pandemia, entre 19 de julho e 1º de agosto. O evento reuniu estudantes do Ensino Médio do mundo inteiro para discutirem os reflexos da pandemia da Covid-19, a situação de refugiados, além da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A premiação reconhece a participação de destaque das jovens nas atividades propostas pelo evento.
Uma das premiadas é a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Maxi, Luisa Belentani, de 16 anos, que juntamente com o seu comitê formado por outros estudantes estrangeiros, apresentou o projeto “Garden in a box”. A proposta que concorreu na categoria de “Empoderamento” do Unesco for Peace, foi pensada para contribuir com ações voltadas para a redução/fim da fome em países atingidos pela pandemia.
Para Luisa, a experiência no evento foi enriquecedora, principalmente, pela possibilidade de conhecer outras culturas e realidades de diferentes jovens pelo mundo. “O meu grupo era formado por uns 15 estudantes, sendo só eu e mais três brasileiros. Os outros eram do México, Nigéria, Malásia, Sudão, Gana e Chipre, o que fez com fossemos bem diferentes. Essa ‘mistura’ foi muito interessante na troca de experiências e debates com os colegas”, conta.
Além de Luisa, também foram premiadas as estudantes Maria Camila Mainardi como Melhor Posicionamento no comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Mariana Mendonça Lima como Melhor Delegada no Comitê de Crise da ONU, na Unesco Center for Peace IMUN 2020. A delegação do Maxi foi composta por seis alunos.
A escola foi a única do estado a ser convidada pela organização do evento. “Uma grande oportunidade de diversificar o momento que nossos alunos estão passando. A interação com outras culturas e a experiência com a diplomacia cada vez mais enriquece a preparação deles para o futuro” comenta Daniele Hounsell, coordenadora do Middle School e High School do Colégio Maxi.
Na edição deste ano, pela primeira vez, o evento foi realizado virtualmente, direto do estado americano de Maryland por duas semanas, sendo a primeira com palestras de grandes nomes e personalidades internacionais voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) da ONU e a segunda, por simulações virtuais.