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Alunos apresentam TED Talks e exibem curtas-metragens durante Festival Cultural

Com o tema “Mentes brilhantes, a arte de criar e inovar”, os alunos das cinco turmas da 2ª série do Ensino Médio apresentaram na tarde desta quinta-feira (28) aos colegas e professores, TED Talks e curtas-metragens com subtemas que envolviam assuntos como inovação na sustentabilidade, no cinema, no empreendedorismo, entre outros.

Hanna Bezerra, de 15 anos, aluna do 2ºB, atuou no segundo curta-metragem apresentado nesta tarde. A aluna comentou que o processo de criação do roteiro, adaptação para o tempo do regulamento foi compartilhado com os colegas, de maneira que todos participaram e trabalharam juntos.

“Eu e meu parceiro só atuamos, porque quem pensou em tudo foi a nossa colega Ana Julia. Ela que pensou em fazer como um documentário, falamos com a restante da turma e todo mundo apoiou. Ano passado sofremos com as gravações, com o aprendizado deste ano, nos organizamos mais e foi muito melhor”, avalia.

O professor Ricardo Martins, coordenador do Festival Cultural para o Ensino Médio, avalia que essas atividades tornam os alunos protagonistas, dá autonomia para os alunos e mostra o quanto são capazes. Ele afirma que após o Festival, todo o restante do ano escolar melhora, porque todos ficam mais integrados, alunos e professores.

“Ao longo das aulas, os alunos ficam, algumas vezes, muito passivos. Nessas ocasiões ficam só ouvindo, ouvindo, absorvendo todo o conteúdo. Acaba que nem percebemos o potencial deles que vimos hoje. Um show. O Festival dá essa autonomia, torna eles protagonistas, e depois, até as aulas e convivência na sala melhora”, avalia.

A estudante Hanna conta que essas atividades ajudam muito, porque distraem um pouco durante o ano. “Eu acho muito bom para descontrair. Porque só prova, prova, é difícil. Uma coisa e outra durante o ano a gente curte muito. Esse Espaço Multiuso que criaram agora é muito bom”, comenta.

O coordenador do Ensino Médio, Carlos Leão, afirma que a ideia do Festival como um todo é trazer uma vivência diferente da sala de aula para os alunos.

 “O Festival propõe formar para além das competências cognitivas. Trabalha a resiliência, a capacidade de se deparar com o problema e resolvê-lo, a competência de falar em público e se relacionar. A ideia do Festival é essa, romper as barreiras das salas de aula, propor que eles utilizem a criatividade por meio de um curta, painéis e TED Talks”, finaliza.

O desenvolvimento dessas habilidades é percebido pelo aluno Hildebrando da Costa de 16 anos, do 2º A, que apresentou o primeiro TED Talk desta tarde. “Como eu quero ser advogado, preciso dessa experiência de falar em público, de tirar o nervosismo, perder a vergonha e falar. Porque quando eu estiver trabalhando, não quero ser um medroso, quero falar na frente de todo mundo. Eu gosto muito dessa experiência”, finaliza.

A diretora de orientação educacional, Jaqueline De Vechi, analisa que o Festival demanda mais de um mês de trabalho dos alunos, e isso faz com que eles se envolvam mais.

“Como os alunos ficam mais de um mês trabalhando no Festival, isso faz com que todo mundo se integre mais. Um dos principais reflexos após o término do Festival, é a socialização. Quebra-se uma barreira e constrói-se uma ponte. O Festival Cultural é um momento de integração, de socialização, de interação entre todos os elementos que compõem a escola. Desde funcionários da limpeza, professores, coordenadores, orientadores, equipe administrativa. É um momento que esta todo mundo próximo, construindo algo maior para ser apresentado depois”, pontua.

 O Festival Cultural integra o Ensino Fundamental e Médio do Colégio Maxi, teve início na terça-feira (26) e entende-se até a sexta-feira (29) com a exposição de painéis em todo o pátio da escola.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

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