Blog

Alunos conhecem profissões para ajudar na escolha do vestibular

 Definir uma profissão não é uma tarefa fácil, ainda mais na adolescência, por isto, o contato com quem tem experiências nas áreas pretendidas auxilia muito o jovem neste processo. Pensando nisso o Colégio Maxi realizou a Semana das Profissões e levou profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos e ajudá-los na escolha.

Além das profissões mais procuradas como Direito, Medicina e Engenharia, o Maxi levou também os profissionais das áreas de Arquitetura, Educação, Biomédica, Comunicação, Empreendedorismo, Administração, Psicologia e Medicina Veterinária.

Houve ainda uma novidade que foi o design de Games, Ubiratan Coelho Guimarães Filho, da Escola de Efeitos Visuais Gracom. Este é com certeza uma carreira em crescimento nos tempos atuais.

Na quarta-feira (26), separados por temas e salas, os alunos puderam participar do bate-papo com mais de um profissional. Eles aproveitaram para tirar dúvidas e saber melhor o que esperar das profissões pelas quais têm mais de afinidade.

Um exemplo foi Sofia Gianchin, que ainda está no 1º ano do Ensino Médio. Apaixonada por pintura em tela desde criança, ela pensa em fazer a Faculdade de Belas Artes, mas sonha também com Moda, e ainda se sente atraída também pela Comunicação.

Ela participou do bate-papo com a jornalista Marina Martins, apresentadora do MTTV 1ª Edição, da TV Centro América, e aproveitou para conhecer mais sobre a profissão. Sofia fez várias perguntas relacionadas ao dia a dia, sobre o processo de apuração, e sobre os campos de atuação. Ela viu inclusive a possibilidade de conciliar a paixão pela arte e moda com o Jornalismo.

“Eu gosto muito de me comunicar, saber coisas novas. Sou curiosa, e foi muito bom poder tirar nossas dúvidas hoje”, contou Sofia, que também passou pela sala da Psicologia.

Marina falou sobre as várias áreas de atuação, como TV, rádio, impresso, assessoria de imprensa, sites e as mídias sociais, e orientou os estudantes que já se interessam pelo Jornalismo a iniciar esta experiência através dos blogs e vídeos no YouTube. Uma das principais curiosidades foi justamente sobre como é o processo de apuração e como as informações chegam até o jornalista.

A apresentadora destacou o cuidado que se deve ter com as “fake news” e comentou sobre a importância de checar a informação que chega com mais de uma pessoa e sempre desconfiar. Ela mostrou que o Jornalismo tem várias editorias, como política, cultura, agronegócio, esportes, polícia, e muitas outras.

A psicóloga Fernanda Barbosa Lima pontuou durante o bate-papo com os alunos sobre o fato de que toda profissão tem lado bom e ruim. Por isso, é importante que a pessoa goste do que fará. Ela ainda comentou sobre as linhas da Psicologia e a importância de, durante a faculdade, já criar oportunidades de exercer atividades afins, para chegar ao mercado de trabalho mais preparado.

Fernanda pontuou ainda sobre a importância de o profissional da Psicologia não se envolver com os problemas dos pacientes. Assuntos como tratamentos contra depressão e a questão do suicídio também foram abordados. A psicóloga ainda passou para os alunos informações sobre os campos de atuação da profissão que se expandiram nos últimos anos, além de ressaltar a importância da Semana das Profissões para a decisão dos alunos.

“É um projeto lindo do Maxi e trazer o profissional para conversar com o aluno é, inclusive, algo que a Psicologia já recomenda para o direcionamento do estudante nesta fase da vida”, afirmou.

Um outro assunto bem atual que foi tratado com os alunos foi o Empreendedorismo. É inegável o talento da nova geração para este segmento da economia. Para falar sobre isto foram convidadas a gestora do Educação Empreendedora do Sebrae, Viviane Kelly Pozzolo, e Lorrayne Menezes, também do Sebrae.

O coordenador pedagógico do Maxi, professor Carlos Roberto Leão, ressalta que a troca de informação direta com um profissional permite dar clareza aos estudantes e possibilita auxiliá-los na escolha. E a área de Educação não foi esquecida, foram convidados para conversar com os alunos que pretendem seguir a carreira de docente a pedagoga e diretora da Escola Chave do Saber, Marcia Bezerra, e os professores do Maxi, Roger Henrique Bartlo e Carlos Magno Martins dos Anjos.

 Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: