Os alunos do Colégio Maxi fizeram visita ao Aterro Sanitário de Cuiabá no dia 26 de maio para uma aula de campo dentro do conteúdo do Itinerário Formativo de Ciências Biológicas e Saúde. A atividade faz parte das mudanças estabelecidas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o novo Ensino Médio, como forma de desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.
Os 36 alunos do 1º Ano que participaram da aula externa, explica a professora Bárbarah Franz, foram até o local para conhecer o destino do lixo urbano na Capital e apurar vários aspectos relacionados às condições de vida dos catadores que trabalham lá. Para isso, houve uma preparação, em que os estudantes construíram questionários semi-estruturados que foram aplicados durante a aula de campo.
Os alunos investigaram, por exemplo, as condições de saúde física e mental, o potencial de rentabilidade do lixo e as condições socioeconômicas daquela parcela da população. “A partir desta visita, serão escritos trabalhos seguindo o modelo de artigos científicos como parte da avaliação final da disciplina”, informa a professora.
Outro aspecto positivo do trabalho, na análise dela, foi o fato dos alunos trabalharem competências e habilidades relacionadas ao uso de ferramentas digitais como por exemplo programas Excel e Word, do Windows. Além disso, mesmo que não tenham ido todos os alunos no itinerário, os que participaram se incumbiram de compartilhar o que aprenderam com os que não puderam ir, acrescenta.
Bárbarah conta que recebeu feedbacks bastante positivos. Sobre o comportamento deles no aterro sanitário, a coordenadora da atividade é só elogios: “A visita foi muito legal, eles se soltaram, foram muito educados com as pessoas, no começo ficaram um pouco chocados, mas depois foram entrevistando e conhecendo as pessoas. A energia no final da aula era outra. Eu fiquei bem satisfeita no dia”.
A professora revela também que alguns alunos se disseram ficar tristes por ver que as pessoas viviam daquela forma, e outros disseram que os catadores eram “muito gente fina”.
Dessa forma, o Itinerário Formativo de Ciências Biológicas e Saúde, que tem uma temática ambiental, abordando assuntos como pesticidas, efeito estufa, aquecimento global e energias renováveis, oportunizou aos alunos a conscientização da realidade sobre o descarte do lixo e da vida dos catadores que trabalham e/ou vivem daquele aterro.
Com o conteúdo dos questionários, os alunos produzirão um trabalho científico que será utilizado como atividade avaliativa, em que eles elaborarão propostas de intervenção para mudar a realidade observada através de ações individuais e coletivas.