Os alunos do 6º ao 9º ano apresentaram para os pais, colegas e professores os trabalhos desenvolvidos no Laboratório FabLab na 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia do Colégio Maxi. A quadra foi tomada de muito conhecimento e ciência na última terça-feira (13) com trabalhos de inovação, tecnologia envolvendo sustentabilidade e aproveitamento de materiais.
O objetivo principal da Mostra é fomentar a pesquisa e o conhecimento científico por meio da apresentação de trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos durante o ano letivo de 2018, em parceria com o Programa Fab Lab.
O professor responsável pela disciplina Ricardo Martins confirma que tudo é uma novidade, porque é a primeira vez que realizam. “Essa foi a forma que nós encontramos de culminar o programa do FabLab. Mostrar um pouco do que foi produzido pelos alunos durante todo o ano, além de expor que o conhecimento pode ser transmitido de maneiras diferentes da tradicional de sala de aula”, afirma.
A Luiza Dalarma tem 14 anos e é do 9º ano, em conjunto com os colegas pensou numa experiência que envolvesse magnetismo e criaram um barco que se move a partir desse fenômeno da física. “O nosso trabalho fala sobre polaridade. É um barco movido a imãs, então quando os imãs são diferentes eles se atraem e quando são iguais eles se repelem, e é assim que o barco anda”, conclui.
A Mostra busca promover a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade de uma forma mais eficiente, significativa e divertida de aprendizagem. A Monica Fraga é mãe da aluna Maise Fraga do 8º ano e afirma que eventos como esses são muito importantes para o desenvolvimento dos adolescentes.
“É um dia muito importante para o desenvolvimento psicológico, motor e principalmente psicológico dos alunos. Eles se empenham muito em descobertas, cada vez que você chega num estande eles tem explicação certinha. Perguntei sobre moléculas e eles sabiam, então é como um todo é muito importante até para a integração deles”, relata.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Lilian Rodrigues, comenta que está muito satisfeita com a realização dos trabalhos. “Eu estou muito orgulhosa em ver todos esses trabalhos desenvolvidos ao longo da matéria que faz parte da nossa matriz curricular. Os alunos estão cheios de conhecimento, apresentando muito bem a teoria e a prática”, confirma.
As peças desenvolvidas pelos alunos teriam que transmitir o conceito de autonomia, empoderamento, movimento maker e “mão na massa”, aliando a teoria aplicada na prática.
A diretora de Orientação Educacional do Colégio Maxi, Jaqueline de Vecchi, confirma que a mostra é o dia dos alunos transmitirem todos os conhecimentos. “O FabLab é uma oportunidade do aluno testar seu conhecimento e aprender como faz na prática. E hoje é o dia deles confirmarem todo esse aprendizado”, salienta.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Helder Faria