Blog

Alunos Maxi revisam artigos da revista internacional Frontiers for Young Minds

 

Os alunos do Colégio Maxi, tanto do ensino regular como dos programas Middle e High School, tem atuado como revisores da revista científica internacional Frontiers for Young Minds. Os textos, escritos em inglês e que cobrem as mais diversas disciplinas acadêmicas, são criteriosamente analisados pelos estudantes, que assim exercitam seus conhecimentos em uma outra língua, ciências e em métodos de divulgação científica.

 

A coordenadora dos programas internacionais do Colégio Maxi, Maria Hunter, que é doutora em Recursos Naturais e orientadora de revisão da Frontiers for Young Minds, conta que os alunos já revisaram dois artigos. O primeiro deles foi “What Do We Mean by ‘Climate’ and ‘Climate Change?” (O que queremos dizer com “Clima” e “Mudanças Climáticas”?), pulicado em março deste ano, o segundo, “Using Computers to Improve Biofuel Production” (Usando computadores para melhorar a produção de biocombustíveis), publicado em junho.

 

Para participar, explica Maria, era necessário que os participantes tivessem nível suficiente de inglês, além de interesse em ciência e método de divulgação científica. “Eu, junto com prof. Maria Eduarda, que está doutorando em Biologia na UFMT, reunimos os alunos e descrevemos o processo científico e como as pesquisas saem do laboratório para chegar em outros pesquisadores e na imprensa”, explica.

 

Os alunos tinham que ler o artigo e avaliar o estudo, a escrita, as tabelas e figuras e se entenderam o porquê da pesquisa e os resultados. Os comentários e as dúvidas deles são encaminhados para os editores da revista e, dependendo do que os revisores apontarem, o autor é chamado a fazer revisões ou até retrabalhar o artigo e resubmeter depois, conta a coordenadora.

 

Depois dessa resposta, a orientadora de revisão analisa o artigo outra vez para avaliar se o autor respondeu suficientemente os questionamentos e se a nova versão está mais clara. “Se tiver mudanças maiores, eu repasso para os alunos também lerem outra vez. Só depois de nosso aval, e edições ortográficas finais, o artigo será publicado na revista científica com nossos alunos em destaque como revisores”, descreve.

A participação, salienta Maria, não vale nota. O ganho maior está na experiência crítica e no entendimento do processo científico, além de poder exercitar o inglês.

 

A revista

A Frontiers for Young Minds traz textos que cobrem mais de 900 disciplinas acadêmicas, sendo uma das maiores e mais citadas editoras do mundo. Até o momento, seus artigos de pesquisa de acesso livre receberam mais de 1 bilhão de visualizações e downloads e 1,6 milhão de citações. Para saber mais é só acessar https://kids.frontiersin.org.

 

Os artigos revisados pelos alunos do Colégio maxi pode ser lidos em https://kids.frontiersin.org/articles/10.3389/frym.2022.751195 e https://kids.frontiersin.org/articles/10.3389/frym.2022.671886.