Alunos cantam e dançam em homenagem aos 304 anos da capital mato-grossense
A animação tomou conta do intervalo dos alunos do Colégio Maxi, nesta terça-feira (04.04). Em alusão aos 304 anos de Cuiabá, os jovens puderam prestigiar e participar de apresentações culturais, e ainda de uma feirinha cuiabana com produtos artesanais. A festividade foi contemplada no tradicional Recreio n’Roll, que acontece mensalmente na escola com objetivo proporcionar convivência entre os estudantes e a descoberta de novos talentos, e nesta edição recebeu um novo formato para festejar o aniversário capital mato-grossense.
O grupo de Siriri Flor de Atalaia foi uma das principais atrações do dia, atraindo olhares de admiração de todos que assistiam à dança. A presidente, Cristina Zuita, diz que é importante essa interação entre a manifestação cultural cuiabana e os alunos. “Foi uma experiência muito rica e uma oportunidade de mostrar aos jovens a cultura da cidade em que vivem para que a conheçam e a respeitem”.
Os alunos dos 8º e 9º anos entraram no clima, deixaram a timidez de lado e também dançaram o Siriri, sob a coordenação do professor de Artes, Ronaldo Rodrigues.
O Leonardo Bertinato Ribas, do 9º Ano C, dançou pela primeira vez. “Foi uma experiência marcante que vou levar para a vida toda. Sou gaúcho, mas cuiabano de coração”, enfatizou.
Para Arthur Espíndola Campos, do 9º ano A, apesar de terem feito poucos ensaios, a apresentação foi muito boa e representou bem os 304 anos de Cuiabá. “Minha família é tradicional e desde pequeno tenho contato com o Siriri nas festas de santo. Então contei para meus colegas histórias sobre a dança e as festas”.
Maria Clara da Silva Marques, do 9º Ano B, ficou também muito feliz em participar das atividades culturais proporcionadas pelo Colégio. “Foi muito interessante tocar batuque. Nunca tinha tido contato com esse tipo de música, mas adorei”, vibrou.
O professor de Arte, Ronaldo Rodrigues, também foi o responsável pela apresentação do “Rap de Cuiabá”. “Os alunos dos 7º anos A e B fizeram uma poesia sobre o aniversário de Cuiabá e eu, como músico, fiz o arranjo”, explicou.
Lilian Rodrigues, coordenadora do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), reforçou que além da socialização entre colegas, que esses momentos proporcionam, a interação cultural é importante para que eles entendam sobre as particularidades da cultura da cidade. “Eles se envolvem bastante nas aulas de Arte e, consequentemente, acabam se envolvendo com as outras turmas também. Temos alunos que são mais tímidos e os que interagem mais, então um vai ajudando o outro e no final descobrimos grandes talentos. É emocionante ver a finalização desse trabalho em que estiveram envolvidos e empenhados por algumas semanas”.
Dupla sertaneja – Os amigos Carlos Eduardo Dantas e Guilherme Salci, ambos da 2ª Série do Ensino Médio, formam a dupla sertaneja Guilherme e Dantas. Eles estudam juntos desde o 5º ano, mas se apresentaram pela primeira vez nesta edição do Recreio n´ Roll.
“Sempre fomos ligados à música, desde pequenos, e resolvemos juntar o melhor talento de cada um”, contou Guilherme.
Dantas explicou, já pensando no futuro musical da dupla, que sempre cantaram juntos nas festas de amigos e agora decidiram expandir o trabalho. “Temos potencial para cantar em bares e outros lugares e o recreio de hoje é importante para que o pessoal do Fundamental possa conhecer nosso trabalho, porque nossos amigos (do Ensino Médio) já conhecem.”