Blog

Beleza, fumo e alcoolismo são temas de curtas produzidos por alunos

Luz, câmera, ação! Essas foram as palavras de ordem nas últimas semanas para alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Maxi. Eles criaram, roteirizaram, produziram, filmaram e editaram vídeos curtas-metragens como parte das atividades do Festival Cultural, que colocou em discussão o alcoolismo, fumo e os padrões de beleza impostos pela mídia.

A tarde desta terça-feira foi o dia da exibição dos vídeos produzidos pelos alunos do 1ª série. Na quinta-feira (21), será a vez da estreia dos vídeos do 2ª série. Os seis vídeos são resultado da reflexão dos alunos sobre os temas discutidos ao longo do ano de forma sistematizada pelo programa de desenvolvimento humano batizado de Rumo Certo.

Cada vídeo foi precedido de uma breve palestra sobre o tema, num formato TED Talk em que os alunos se colocaram como protagonistas das reflexões sobre os temas analisados.  “O material apresentado pelos alunos tem superado as expectativas”, avaliaram o coordenador do Ensino Médio do Colégio Maxi, Carlos Roberto Leão e o professor Ricardo Martins.

“O álcool mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo”, afirmou a aluna Clara Prates Camargo Fonseca, do 1ª A. O vídeo da turma apresentou um grupo fictício de recuperação de jovens alcoólatras que relembrava os caminhos percorridos que os levaram à dependência. Entre os dados apresentados está a informação que 78% dos jovens, no Brasil, bebem regularmente e que quanto mais precocemente o jovem começa a beber, maior é a propensão para o vício na vida adulta.

Camila Garcia, aluna na 1ª B, em sua palestra falou a combinação fatal entre álcool e direção. “Os números mostram que 50 mil pessoas morrem todos os anos em acidentes de carro causados pelo uso de bebida alcoólica”, afirmou a aluna em sua apresentação.

Os alunos da 1ª C tiveram a tarefa de pensar a respeito dos efeitos que a indústria da beleza provoca na sociedade. O resultado foi um vídeo que mostra o sofrimento causado nas pessoas que não se encaixam nos padrões estabelecidos. “As regras impostas pela mídia se tornam verdades absolutas e uma obsessão”, afirmou o aluno Hildebrando da Costa Marques Filho.

Originário da cultura indiana, o narguilé foi o tema de reflexão dos alunos da 1ª D. A aluna Maria Fernanda Estrela foi a porta-voz da turma e apresentou informações sobre o uso do narguilé que tem sido um hábito entre os jovens. “Com cheiro mais agradável e sabor adocicado e liberando o hormônio da dopamina, responsável pela sensação de prazer, mas o narguilé traz os mesmos malefícios do cigarro”, esclareceu a aluna.

“Dias estressantes antecederam a minha apresentação. Tive que conciliar a preparação com outras atividades da escola e na hora fiquei nervoso na frente dos colegas, mas a experiência foi muito legal”, ponderou o exigente João Rafael Vargas, aluno da 1ª D, que fez a palestra sobre a influência da mídia na sociedade.

Ao final da exibição dos vídeos e das palestras, o coordenador dedicou um elogio aos alunos. “As apresentações, a desenvoltura, a confiança de todos, a profundidade da abordagem dos temas. Em várias vezes me emocionei. Quando se tornam protagonistas do trabalho, vocês são excelentes. Isso demonstra para nós, professores e direção, que temos que dar cada vez mais a palavra a vocês porque vocês têm muito a dizer”.

O professor Ricardo Martins considerou que as palestras e os vídeos encerram com chave de ouro as atividades desenvolvidas no Festival Cultural, que teve objetivo de integrar os alunos, fomentar talentos artísticos e difundir a cidadania solidária. “Para isso, foram realizadas atividades de doação de sangue para o Hemocentro/MT, visita ao Hospital de Câncer para levantamento das necessidades dos pacientes e uma segunda visita ao hospital para entrega dos donativos arrecadados, além das palestras e vídeos”, explicou o professor.

, explicou o professor.

1ª A
Palestra: aluna Clara Prates Camargo Fonseca
Vídeo: Ajuda aos Jovens Anônimos (AJA)

1ª B
Palestra: aluna Camila Garcia
Vídeo: Álcool mais direção: combinação fatal

1ª C
Palestra: aluno Hildebrando da Costa Marques Filho
Vídeo: A indústria da beleza e a busca pelo corpo perfeito

1ª D
Palestra: aluna Maria Fernanda Estrela
Vídeo: A essência do narguile

1ª E
Palestra: aluno João Rafael Vargas
Vídeo: Quebrando a influência da mídia

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: