Blog

Projeto estimula o autoconhecimento, planejamento e gerenciamento dos estudos

Com o intuito de promover o autoconhecimento, incentivar o planejamento e potencializar os resultados dos estudos, o Colégio Maxi implantou o projeto Caminhos da Aprendizagem, uma iniciativa que incentiva o aluno a enxergar o aprendizado como uma prática constante no decorrer da vida, possível e prazerosa.

Voltado para os alunos do 6º ano do Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o projeto surgiu a partir de queixas dos alunos como “eu estudo muito, mas não consigo ter nota” , demonstrando uma sensação de impotência em algumas disciplinas onde mesmo ele se dedicando, não  alcança o resultado.

“Essas queixas sempre nos causaram incômodo pois sabemos que todos aprendem, basta descobrir qual o melhor caminho para cada aluno. A partir do momento que o aluno se conhece, ele pode se organizar, se planejar e superar suas dificuldades”, afirmou a Diretora de Orientação Educacional, Jaqueline de Vecchi Seviero.

A diretora explicou ainda que a maior dificuldade encontrada entre os alunos é a de falar sobre suas dificuldades. “As situações relatadas acima se potencializam no ambiente escolar, tendo em vista as características específicas de organização e convivência diária no colégio. Aqueles alunos que conseguem se adaptar a metodologia de ensino e a proposta educacional da instituição normalmente fluem. Os demais permanecem com suas angústias diárias, de prova em prova, sem saber por que não consegue aquela nota de matemática, ou porque não entende aquele conteúdo de história. Dentro desse contexto, trabalhar o autoconhecimento e consequentemente as emoções é fundamental”, enfatizou.

Ao todo, serão oito encontros, um por semana. Nesta segunda-feira (26), aconteceu o terceiro deles com o tema “Técnicas de Estudos”, com o professor Lealdo F. Oliveira Júnior, conhecido entre os alunos como “Biga”. Durante a aula, ele enfatizou a importância de saber gerenciar o tempo e focar naquilo que é importante no momento: o estudo. Segundo o professor, os próximos encontros terão como objetivo orientar os alunos na organização de planos de estudo e também oferecer oficinas que apresentem técnicas de estudo adequadas para cada área do conhecimento.

O professor ressalta que o primeiro passo é dedicar um tempo do dia para se conhecer e entender qual a rotina que funciona para você e, assim, garantir melhor desempenho na hora dos estudos. Incluir outras atividades entre as horas de estudos é uma maneira de avaliar o que te traz mais energia e disposição.

“Muitos alunos pegam da internet dicas prontas, como no YouTube. Mas esses planos de estudos prontos foram feitos por outras pessoas e o aluno são sabe se servirá ou não para ele. Em segundo lugar, ele precisa buscar o objetivo pelo qual ele está estudando – isso será uma moeda de troca. Terceiro, aceitar as atividades que são passadas durante os encontros, especialmente sobre a mudança de hábito”, ressaltou.

Júlia Fernanda Rodrigues de Oliveiras, 15 anos, está na 2ª série do Ensino Médio e pretende cursar a faculdade de Direito. Participando do projeto, ela já sente os resultados dos encontros e das dicas de estudos dispostas. “Recebemos muito incentivo para que tenhamos força de vontade para alcançar aquilo que a gente pretende. Minha maior dificuldade era a falta de concentração e o sono, e com as técnicas que nos foi passada consegui resolver esse problema e me organizar mais nos estudos”, disse.

Já na 3ª série do Ensino Médio, João Guilherme Terezo está com o pé no vestibular e de olho no curso de Biologia. Ele afirma que é a primeira vez que participa de um projeto como este no colégio e pretender continuar. “Meus estudos melhoraram. É sempre bom ter uma orientação de como podemos melhorar. O comprometimento e a disciplina são os dois pontos que mais estou colocando em prática”, comentou.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Foto: Júnior Silgueiro

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: