Cerca de 60 estudantes do Colégio Maxi alcançaram acima de 900 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. É o que aponta um levantamento estimado, com base nas informações repassadas pelos próprios alunos. Os resultados da avaliação foram divulgados no último dia 09 de fevereiro.
A coordenadora educacional do 3º ano do Ensino Médio e Pré-vestibular do Maxi, Léa Santana, avaliou que o resultado alcançado é consequência de uma preparação com foco em desenvolvimento de competências e habilidades, por meio de propostas didáticas que vão muito além de conhecer o gênero textual e sua estrutura. “Os estudantes são subsidiados com repertório e práticas semanais de redação, o que oportuniza o desenvolvimento de melhores estratégias e resultados de acordo com sua opção de curso e universidade”.
O tema da redação foi “Desafios para a valorização de povos e comunidades tradicionais no Brasil”, um dos assuntos que o professor da disciplina do Maxi, José Neto, trabalhou em sala de aula. “Trabalhamos todos os aspectos de coesão, de como organizar bem os parágrafos e estruturar bem as ideias, também a questão da criticidade, no que diz respeito à construção argumentativa. Eu opto a trabalhar um tema por semana, então o aluno de 2022 viu, pelo menos, 35 temas e entre eles, estavam as comunidades tradicionais. Ter estudado esse assunto, ainda que de modo amplo, foi muito importante para o aluno que fez o Enem”.
A estudante do curso pré-vestibular, Maria Eduarda Rondon, fez 980 pontos na prova de redação. Pela metodologia de média do Enem, segundo o professor José Neto, ela recebeu pelo menos duas notas 1.000, pois a banca é composta por três avaliadores e a nota final de 980 só poderia ser alcançada dessa forma. “Achei o tema muito fácil porque o professor passou em sala de aula, com explanação sobre o conteúdo e muitas informações. Considero o assunto bastante importante, ainda mais com o desmatamento e as condições atuais dos povos indígenas”.
Maria Eduarda Lima também está entre os estudantes com bom desempenho na nota de redação. Ela, que concluiu o 3º ano do Ensino Médio, alcançou 960 pontos, e concorda que ter estudado o tema durante as aulas foi essencial. “Me senti muito feliz e satisfeita comigo mesma, pois sempre me cobrei muito em notas de redação. Na hora em que abri a prova para conferir o tema, fiquei atônita, foi ótimo ter trabalhado esse mesmo tema no Máxi pouco antes. Isso, com certeza, me ajudou, pois já tinha noção de como começar e tinha uma base de repertórios que pesquisei para a prova da escola”.
Outra estudante do 3º ano do Ensino Médio que se destacou foi Bárbara Messora, com 940 pontos. “Do meio do ano para o final fiquei mais confiante, o professor José Neto e a professora Glauce, de Gramática, me ajudaram bastante. O tema ajudou muito, porque eu estava preparada, tinha treinado bastante e recebi uma devolutiva do que escrevi na escola, então pude ver o que precisava melhorar”, frisa ela que prestou o Enem pela primeira vez.
Metodologia de ensino
A disciplina de redação compõe a grande área de Língua Portuguesa, que contém ainda as disciplinas de Gramática e Texto e de Literatura e Artes. Ter, em uma única escola, cerca de 60 alunos com notas acima de 900 pontos, é um feito muito importante, conforme destaca o professor de redação, José Neto.
“Vale ressaltar ainda o fato de que tivemos alguns alunos que optaram por não terem a nota divulgada, muitas vezes em função da ansiedade, e a gente respeita isso. Se for incluir esses alunos, temos quase 70 com notas acima de 900, o que equivale a praticamente duas turmas do terceiro ano, com 30 alunos cada”. A dedicação dos estudantes é um dos motivos do resultado, aliada à metodologia de ensino aplicada no Colégio Maxi.
O docente explica que trabalha com foco na estruturação de um bom parágrafo, com o emprego adequado da linguagem. As aulas de redação incluem a explanação sobre um determinado tema, realização de debates e, como tarefa de casa, o aluno escreve a redação, entrega para correção e depois recebe de volta com as correções. Além disso, são aplicados uma prova, o simulado elaborado pelo Sistema Anglo e, durante uma aula, a “redação da hora”, para treinar a questão do tempo. “Somando tudo, o aluno acaba criando um hábito de escrita, o que justifica esse resultado excepcional”, avalia o professor José Neto.