Blog

Cerca de 60 alunos atingem mais de 900 pontos na redação do Enem

Cerca de 60 estudantes do Colégio Maxi alcançaram acima de 900 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. É o que aponta um levantamento estimado, com base nas informações repassadas pelos próprios alunos. Os resultados da avaliação foram divulgados no último dia 09 de fevereiro.

A coordenadora educacional do 3º ano do Ensino Médio e Pré-vestibular do Maxi, Léa Santana, avaliou que o resultado alcançado é consequência de uma preparação com foco em desenvolvimento de competências e habilidades, por meio de propostas didáticas que vão muito além de conhecer o gênero textual e sua estrutura. “Os estudantes são subsidiados com repertório e práticas semanais de redação, o que oportuniza o desenvolvimento de melhores estratégias e resultados de acordo com sua opção de curso e universidade”.

O tema da redação foi “Desafios para a valorização de povos e comunidades tradicionais no Brasil”, um dos assuntos que o professor da disciplina do Maxi, José Neto, trabalhou em sala de aula. “Trabalhamos todos os aspectos de coesão, de como organizar bem os parágrafos e estruturar bem as ideias, também a questão da criticidade, no que diz respeito à construção argumentativa. Eu opto a trabalhar um tema por semana, então o aluno de 2022 viu, pelo menos, 35 temas e entre eles, estavam as comunidades tradicionais. Ter estudado esse assunto, ainda que de modo amplo, foi muito importante para o aluno que fez o Enem”.

A estudante do curso pré-vestibular, Maria Eduarda Rondon, fez 980 pontos na prova de redação. Pela metodologia de média do Enem, segundo o professor José Neto, ela recebeu pelo menos duas notas 1.000, pois a banca é composta por três avaliadores e a nota final de 980 só poderia ser alcançada dessa forma. “Achei o tema muito fácil porque o professor passou em sala de aula, com explanação sobre o conteúdo e muitas informações. Considero o assunto bastante importante, ainda mais com o desmatamento e as condições atuais dos povos indígenas”.

Maria Eduarda Lima também está entre os estudantes com bom desempenho na nota de redação. Ela, que concluiu o 3º ano do Ensino Médio, alcançou 960 pontos, e concorda que ter estudado o tema durante as aulas foi essencial. “Me senti muito feliz e satisfeita comigo mesma, pois sempre me cobrei muito em notas de redação. Na hora em que abri a prova para conferir o tema, fiquei atônita, foi ótimo ter trabalhado esse mesmo tema no Máxi pouco antes. Isso, com certeza, me ajudou, pois já tinha noção de como começar e tinha uma base de repertórios que pesquisei para a prova da escola”.

Outra estudante do 3º ano do Ensino Médio que se destacou foi Bárbara Messora, com 940 pontos. “Do meio do ano para o final fiquei mais confiante, o professor José Neto e a professora Glauce, de Gramática, me ajudaram bastante. O tema ajudou muito, porque eu estava preparada, tinha treinado bastante e recebi uma devolutiva do que escrevi na escola, então pude ver o que precisava melhorar”, frisa ela que prestou o Enem pela primeira vez.

Metodologia de ensino

A disciplina de redação compõe a grande área de Língua Portuguesa, que contém ainda as disciplinas de Gramática e Texto e de Literatura e Artes. Ter, em uma única escola, cerca de 60 alunos com notas acima de 900 pontos, é um feito muito importante, conforme destaca o professor de redação, José Neto.

“Vale ressaltar ainda o fato de que tivemos alguns alunos que optaram por não terem a nota divulgada, muitas vezes em função da ansiedade, e a gente respeita isso. Se for incluir esses alunos, temos quase 70 com notas acima de 900, o que equivale a praticamente duas turmas do terceiro ano, com 30 alunos cada”. A dedicação dos estudantes é um dos motivos do resultado, aliada à metodologia de ensino aplicada no Colégio Maxi.

O docente explica que trabalha com foco na estruturação de um bom parágrafo, com o emprego adequado da linguagem. As aulas de redação incluem a explanação sobre um determinado tema, realização de debates e, como tarefa de casa, o aluno escreve a redação, entrega para correção e depois recebe de volta com as correções. Além disso, são aplicados uma prova, o simulado elaborado pelo Sistema Anglo e, durante uma aula, a “redação da hora”, para treinar a questão do tempo. “Somando tudo, o aluno acaba criando um hábito de escrita, o que justifica esse resultado excepcional”, avalia o professor José Neto.

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: