Blog

CineMaxi exibe animação sobre Van Gogh para trabalhar história da arte e construção de texto  

O Colégio Maxi exibiu aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, no dia 13 de abril, o filme Com Amor, Van Gogh, uma animação biográfica coproduzida por Reino Unido e Polónia que recebeu direção de Dorota Kobiela e Hugh Welchman. A película foi trabalhada em conjunto pelas disciplinas de literatura e gramática.

O encontro tratou de conceitos sobre a arte produzida pelo pintor holandês de escola pós-impressionista, Vincent Van Gogh. A capacidade argumentativa dos alunos também foi trabalhada durante exercício de construção textual em torno dos problemas de saúde mental retratados e o suicídio do personagem.

Ana Helena Paroli, professora de Literatura e História da Arte, foi a responsável por provocar nos alunos a curiosidade sobre a produção do holandês. “O próprio filme é uma obra de arte. Os cenários são quadros. Nós vamos estudar o artista e a arte que ele produziu. Ao final do filme teremos uma aula sobre história. O filme é exatamente uma alternativa pedagógica para tratar sobre o assunto”.

A película retrata o ano de 1891. Um ano após o suicídio de Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Glauce Regina Batista, professora de gramática, complementou o trabalho em sala de aula propondo exercícios de construção textual. O objetivo era que os alunos formulassem parágrafos argumentativos sobre os problemas de saúde

“Eu posso trabalhar o filme de forma que o aluno consiga estabelecer relações de intertextualidade. Ligamos passagens do filme e fatos da atualidade. Assim ele consegue estabelecer uma interdiscursividade. Eu quero falar com eles sobre saúde mental, depressão e suicídio. Nós podemos utilizar a beleza da elaboração do filme para trazer essas percepções de forma mais leve”, explicou.

Vitória, aluna da 3º série do Ensino Médio, participou da exibição e comentou: “é muito legal poder estudar sobre redação assim, assistindo filmes. Redação é uma das principais partes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)”.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Foto: Pedro Ivo

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: