Quando voltarem às aulas, em janeiro de 2018, os alunos do Colégio Maxi terão uma grata surpresa. Já estará pronto e em pleno funcionamento um novo Espaço Multiuso. Climatizado, inovador e repleto de novas possibilidades, ele servirá tanto para atividades recreativas e extracurriculares como eventos artístico-culturais.
A arquiteta Monize Fraga, que assina o projeto junto com o arquiteto Emerson Itaborahy pelo escritório Itaborahy Arquitetura, explica que o espaço multiuso atende a diferentes demandas do Colégio Maxi. Uma delas é oferecer um ambiente mais agradável do ponto de vista climatológico, amenizando o forte calor que é típico de Cuiabá.
Segundo ela, o objetivo do projeto foi mesclar vários usos no mesmo espaço, onde se tem possibilidades como a de um auditório, de um ambiente de recreação, com mesas de ping-pong, mini-palco para pequenas apresentações e espaços de convivência e interação. “As linhas projetuais foram desenvolvidas pensando em como os alunos iriam se apropriar desse espaço em diferentes eventos”, informa.
O minipalco serve de arquibancada, assim como os janelões com blocos vazados e molduras coloridas servem para sentar. Também foram desenvolvidos módulos, que serão espalhados pelo local, que podem ser utilizados como bancos ou para servir de apoio. “E toda a tipologia do projeto foi desenvolvida com as cores do colégio, que foram colocadas em diversos pontos”, acrescenta a arquiteta.
Para completar, ela destaca o sistema multimídia com projetor e telão, que nos momentos de recreação podem passar clipes e também podem ser usados para informativos e projeções durante palestras.
“Acho que a expressão multiuso resume bem o que vai ser esse espaço, no sentido de que a gente pode utilizá-lo nos intervalos, para palestras, para aulas coletivas. Aquele movimento que nós fazíamos de utilizar a quadra agora será em um espaço com climatização”, ressalta o professor Carlos Roberto Leão, coordenador do Ensino Médio do Colégio Maxi.
De acordo com ele, o Espaço Multiuso estará disponível já no início das aulas, no dia 29 de janeiro, para o tradicional bate-papo que os professores fazem com os alunos. A ideia de criá-lo, explica Leão, veio da direção do Colégio como forma de otimizar a utilização do local, tornando-o mais agradável e produtivo, dentro da proposta pedagógica do Maxi.
Confira algumas imagens que revelam como será o Espaço Multiuso: