Blog

Colégio Maxi inicia Rodas de Leitura com participação de pais de alunos

O Colégio Maxi deu início no dia 16 de setembro ao projeto Rodas de Leitura. Coordenada pelo professor Carlos Roberto Leão, a atividade reuniu 25 pais de alunos do 9ª ano do Fundamental, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que iniciaram a leitura coletiva da obra O Cérebro Adolescente (Editora Intrínseca), de Frances E. Jensen com Amy Ellis Nutt.

Os encontros ocorrerão todos os sábados, das 8h às 9h30, até o final do ano letivo. Os pais são recebidos com um café da manhã e em seguida é iniciada a leitura. Na primeira oportunidade, até por conta do ineditismo do projeto, depois que os participantes se apresentaram e quem fez a leitura inicial foi o professor Leão. “No primeiro encontro eu conduzi a leitura, mas a ideia é que a gente reveze, cada um lê um parágrafo”, explica

“Conforme a leitura segue os pais ficam à vontade para pontuar, comentar, trazer experiências pessoais também do processo de educação dos filhos, porque o livro de leitura deste final de ano é justamente sobre a constituição cerebral do adolescente, de uma neurocientista estadunidense”, continua Leão, que é coordenador do Ensino Médio do Colégio Maxi.

Segundo ele, a experiência é interessante para que os pais compreendam que o cérebro do adolescente está num processo de formação e que várias reações deles não são pensadas para afrontá-los, mas fazem parte do processo de formação cerebral.

O livro

Intrigada com o comportamento dos próprios filhos adolescentes, a neurologista Frances Jensen analisou diversos dados de pesquisa para entender o funcionamento do cérebro jovem, assim como seu desenvolvimento no que se refere a aprendizagem, capacidade de realizar multitarefas, tomada de decisões, estresse, memória, sono e propensão ao vício. Ao revelar suas descobertas, a neurocientista não apenas dissipa antigos mitos sobre os adolescentes, como também oferece sugestões práticas de como agir frente a determinados momentos dessa fase da vida.

A autora é professora e diretora do Departamento de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia (EUA) e realiza pesquisas sobre o desenvolvimento cerebral do período neonatal até a vida adulta. Também foi professora de Neurologia na Faculdade de Medicina de Harvard, diretora de Neurociência Translacional e diretora de pesquisas em epilepsia no Hospital Infantil de Boston e neurologista sênior nesse mesmo hospital e no Hospital Brigham de Mulheres.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: