Blog

Colégio Maxi lança projeto “Aeromodelismo” no Fab Lab Pró

Os alunos do Colégio Maxi passam a ter à disposição, no segundo semestre, um curso de Aeromodelismo. Nas atividades, que acontecem no Fab Lab e seguem o conceito Maker, os participantes aplicam o que viram em Matemática, Física e Química em diferentes etapas, da construção ao voo da aeronave. As aulas começam no dia 14 de agosto e as matrículas já estão abertas.

O lançamento do projeto foi feito pelos dois instrutores do curso, Mohamad Fares e Ricardo Monteiro, que trabalharão com os professores do Fab Lab orientando os alunos em seus protótipos. “Eles vão ver toda a parte teórica num primeiro momento, para desenvolver habilidades para construir os próprios aviões. Vão começar do zero. Vão recortar o avião, regular o motor, parear o motor com o controle remoto. Cada detalhe nessa construção vai influenciar no sucesso do voo dele ou não”, frisa Mohamad.

 O coordenador do curso, Ricardo Monteiro, diz que um dos objetivos é despertar nos estudantes o interesse pela área. “Nós estamos realizando esses cursos para que o aluno tenha experiências, contato com uma realidade que não faz parte do seu cotidiano. Pode despertar o interesse de ser piloto, construtor, um controlador de voo ou mesmo um pesquisador. É um mercado bastante aberto no país e escasso de profissionais”, salienta.

 Mohamad destaca que numa primeira etapa será desenvolvido com os alunos um modelo de avião movido com apenas uma hélice. Mas a ideia é chegar depois a protótipos de aviões mais elaborados, com até quatro hélices, e projetos ainda mais avançados. “Os alunos, quando estiverem num nível um pouco mais avançado, vão conseguir trabalhar na construção de drones aqui no colégio fazendo uso do Fab Lab”, projeta.

 Alguns alunos já se mostraram bastante interessados, buscando mais informações e quis saber mais sobre as peças e modelos com os instrutores. É o caso de Rayane Prado Nunes, do 1º C. Como é um tipo de curso bastante específico, ela acredita que não seja tão fácil de encontrar, o que valoriza a iniciativa do Colégio Maxi. “É bem interessante porque é muito diferente. Eu quero fazer, mas tenho que conciliar os horários. Sou muito apaixonada por Física, gosto muito de estudar sobre isso e em algum momento quero trabalhar com laboratório de pesquisa”, conta.

 O curso terá início no dia 14 de agosto e será disponibilizado o máximo de 20 vagas por turma, com aulas às terças-feiras, com uma hora e meia de duração. Serão nove semanas no laboratório e mais 12 horas de lançamentos, divididas em três oportunidades. Estão previstas inclusive visitas técnicas ao Aeroporto Marechal Rondon para conhecer de perto o trabalho de pilotos e mecânicos de aeronaves.

 O diretor do Colégio Maxi, Carlos Leão, explica que o curso de Aeromodelismo faz parte das inovações que a instituição traz para o segundo semestre já sinalizando o tipo de escola que está sendo construída para 2019. “Mais uma vez o Colégio Maxi está na vanguarda da educação. Utilizando a estrutura que nós temos de Fab Lab, oferecemos para os alunos do Ensino Médio a oportunidade de juntar vários conceitos da Física, da Química, da Matemática, e o maior, que é o conceito Maker. Então, além da diversão, de construir um aeromodelo e de fazê-lo voar, passa também por vários conteúdos que fazem parte da aprendizagem do Ensino Médio”, resume.

 Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: