logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Como as 10 competências gerais da BNCC se aplicam no Ensino Médio?

Alunos do Ensino Médio do Colégio Maxi

As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao Ensino Médio são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma preparação diferenciada até a chegada na faculdade.

Esse novo modelo de aprendizagem foi aprovado e homologado pelo Ministro da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 14 de dezembro de 2018 e, desde então, tem permitido um processo interativo que orienta o desenvolvimento cognitivo do aluno, ampliando, de forma significativa, sua visão de mundo. 

O Colégio Maxi (Cuiabá) foi um dos primeiros colégios que adotaram as orientações da BNCC na cidade, e para você entender o funcionamento das competências na prática e como o seu filho terá acesso a um ensino de qualidade para desenvolver protagonismo e autonomia, produzimos este conteúdo com as informações mais importantes sobre o assunto. Confira!

Conheça as 10 competências gerais da BNCC para o Ensino Médio 

O Ensino Médio faz parte do último estágio da Educação Básica e é extremamente importante para o futuro de todos os estudantes. Por outro lado, o que tem acontecido com muitos alunos nessa etapa de pré-vestibular é a falta de estímulo e preparo para a chegada na universidade. 

Uma pesquisa realizada pela Saeb em 2017 constatou que 7 a cada 10 alunos chegam ao final do Ensino Médio com nível insuficiente em Português e Matemática. De fato, é algo preocupante para os pais que querem garantir o futuro dos filhos. 

Nesse sentido, o principal objetivo do documento BNCC é fornecer um suporte para que todos os alunos se desenvolvam integralmente em seu próprio ritmo, de forma individualizada, garantindo seu desenvolvimento de maneira eficiente. 

De fato, cada aluno desenvolve a aprendizagem de forma única, e com a aplicação das competências da BNCC, isso se torna possível e mais fluido. 

Saiba, agora, quais são as 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum e como os alunos podem se desenvolver em todas as etapas do Ensino Médio de forma significativa: 

1. Conhecimento

Essa competência é o pilar de tudo, pois o aluno vai se familiarizar com o conhecimento e aprender a utilizar tudo de forma construtiva, aplicando e compreendendo organicamente, em contextos sociais, físicos, culturais e digitais. 

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Essa competência visa a fornecer ao aluno as ferramentas culturais e metodológicas para que ele possa enfrentar situações, fenômenos e problemas de forma racional, criativa, planejada e crítica, criando teses, hipóteses e investigando causas por meio da criatividade, da imaginação, do olhar científico, da investigação, da reflexão e da análise crítica dos fatos. 

3. Repertório cultural

A finalidade principal dessa competência é o desenvolvimento harmonioso e integral do aluno. A promoção do conhecimento cultural visa a despertar no aluno o respeito e a valorização da diversidade cultural, seja ela nacional, seja estrangeira. 

4. Comunicação

Essa competência visa a ampliar o leque de possibilidades expressivas do aluno para que possa se expressar de forma adequada e satisfatória em diversos âmbitos, utilizando diferentes meios de comunicação verbais e não verbais: linguagem científica, artística, matemática etc. 

5. Cultura digital

As ferramentas digitais são bastante poderosas quando utilizadas sabiamente para o desenvolvimento cognitivo pleno; elas podem tornar o conhecimento mais acessível e ajudar a desenvolver competências e habilidades de autonomia nos alunos, bem como educar em novas linguagens e na interpretação da informação.

6. Trabalho e projeto de vida

A escola deve direcionar os alunos para que possam explorar, valorizar e adquirir habilidades fundamentais para o entendimento do universo do mercado de trabalho e a identificação das escolhas do futuro por meio do exercício da cidadania, iniciando a construção da própria identidade a partir das competências adquiridas.

7. Argumentação

Os alunos precisam aprender a habilidade de argumentar coerentemente, com base em fatos e dados científicos, organizando e criando teses, ideias e pontos de vista que respeitem os direitos humanos e o meio ambiente, bem como estimulem o consumo responsável em âmbito local, regional e global, sempre respeitando a si mesmos, o próximo e o planeta. 

8. Autoconhecimento e autocuidado

O autoconhecimento e o autocuidado influenciam o crescimento saudável do aluno, promovem um ambiente positivo nas escolas e contribui para o desenvolvimento de um currículo integrado, incluindo os aspectos emocionais e sociais. Essa competência visa a estimular o aluno a aprender a cuidar de si mesmo, mas também a acolher o sentimento do outro e a senti-lo, reconhecendo essas emoções com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e cooperação

A escola deve ser um ambiente de aprendizagem cooperativa e não apenas o lugar onde se aprende e adquire conhecimento. Essa competência tem como propósito estimular a empatia e a resolução de conflitos com respeito ao outro e aos direitos humanos,  incentivando, também, a valorização da diversidade das pessoas e dos grupos sociais. 

10. Responsabilidade e cidadania

O objetivo dessa competência nas escolas é fazer com que os alunos pensem na cidadania como uma responsabilidade pessoal, principalmente de forma envolvente, desde a infância até o Ensino Médio.

Para isso, é preciso encorajá-los a identificar as causas do mal-estar na comunidade em que vivem a partir do pensamento crítico, a fim de que possam resolver problemas sistêmicos ou, até mesmo, questões graves de políticas públicas.

Colégio Maxi (Cuiabá) e seus diferenciais

A Unidade do Colégio Maxi (Cuiabá) aplica, de forma didática e fluida, todas as competências da BNCC, diferenciando as metodologias e ferramentas em relação às necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno.

Conheça os projetos e diferenciais do Colégio Maxi:

Programa Rumo Certo

Trata-se de um programa que promove debates e reflexões sobre diversos assuntos importantes e sociais, como “Alimentação Saudável e Atividade Física”, “Desenvolvimento Humano e Sexualidade”, “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas”.

Além dos debates, esse programa é realizado por meio de palestras com especialistas e aulas semanais com professores de referência na área, contemplando várias competências da BNCC. 

Formação High School

Maxi High School é um programa que visa ao aprendizado e à fluência da língua inglesa no aluno. O Colégio Maxi oferece, em parceria com a University of Missour, aulas da grade curricular totalmente ministradas em inglês, com professores nativos. Ao final do Ensino Médio, o aluno obtém um diploma reconhecido tanto no Brasil quanto pelo governo dos Estados Unidos.

MaxiPlus

Disciplinas como Matemática, Física e Química são as principais matérias em que os alunos apresentam dificuldade. O MaxiPlus é um programa que garante o aprendizado pleno do aluno, oferecendo aulas de reforço no turno vespertino para os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio

Colégio Maxi (Cuiabá) 1º lugar do ENEM na cidade

Além de possuir toda estrutura e metodologias inovadoras baseadas na BNCC, o Colégio em Cuiabá é a melhor opção para quem quer garantir uma vaga na universidade. 

Isto é, o Colégio Maxi é 1º lugar do ENEM em Cuiabá e já foi 10 vezes campeão do ENEM na cidade. De fato, é a instituição de ensino básico mais preparada para o estudante que quer ingressar no ensino superior com bom êxito. 

Quer garantir a aprovação do seu filho no ENEM? Agende sua visita hoje mesmo!

Quero agendar uma visita!

Postado porteamamaia

Postado em12 de maio de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar