As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao Ensino Médio são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo uma preparação diferenciada até a chegada na faculdade.
Esse novo modelo de aprendizagem foi aprovado e homologado pelo Ministro da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 14 de dezembro de 2018 e, desde então, tem permitido um processo interativo que orienta o desenvolvimento cognitivo do aluno, ampliando, de forma significativa, sua visão de mundo.
O Colégio Maxi (Cuiabá) foi um dos primeiros colégios que adotaram as orientações da BNCC na cidade, e para você entender o funcionamento das competências na prática e como o seu filho terá acesso a um ensino de qualidade para desenvolver protagonismo e autonomia, produzimos este conteúdo com as informações mais importantes sobre o assunto. Confira!
O Ensino Médio faz parte do último estágio da Educação Básica e é extremamente importante para o futuro de todos os estudantes. Por outro lado, o que tem acontecido com muitos alunos nessa etapa de pré-vestibular é a falta de estímulo e preparo para a chegada na universidade.
Uma pesquisa realizada pela Saeb em 2017 constatou que 7 a cada 10 alunos chegam ao final do Ensino Médio com nível insuficiente em Português e Matemática. De fato, é algo preocupante para os pais que querem garantir o futuro dos filhos.
Nesse sentido, o principal objetivo do documento BNCC é fornecer um suporte para que todos os alunos se desenvolvam integralmente em seu próprio ritmo, de forma individualizada, garantindo seu desenvolvimento de maneira eficiente.
De fato, cada aluno desenvolve a aprendizagem de forma única, e com a aplicação das competências da BNCC, isso se torna possível e mais fluido.
Saiba, agora, quais são as 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum e como os alunos podem se desenvolver em todas as etapas do Ensino Médio de forma significativa:
Essa competência é o pilar de tudo, pois o aluno vai se familiarizar com o conhecimento e aprender a utilizar tudo de forma construtiva, aplicando e compreendendo organicamente, em contextos sociais, físicos, culturais e digitais.
Essa competência visa a fornecer ao aluno as ferramentas culturais e metodológicas para que ele possa enfrentar situações, fenômenos e problemas de forma racional, criativa, planejada e crítica, criando teses, hipóteses e investigando causas por meio da criatividade, da imaginação, do olhar científico, da investigação, da reflexão e da análise crítica dos fatos.
A finalidade principal dessa competência é o desenvolvimento harmonioso e integral do aluno. A promoção do conhecimento cultural visa a despertar no aluno o respeito e a valorização da diversidade cultural, seja ela nacional, seja estrangeira.
Essa competência visa a ampliar o leque de possibilidades expressivas do aluno para que possa se expressar de forma adequada e satisfatória em diversos âmbitos, utilizando diferentes meios de comunicação verbais e não verbais: linguagem científica, artística, matemática etc.
As ferramentas digitais são bastante poderosas quando utilizadas sabiamente para o desenvolvimento cognitivo pleno; elas podem tornar o conhecimento mais acessível e ajudar a desenvolver competências e habilidades de autonomia nos alunos, bem como educar em novas linguagens e na interpretação da informação.
A escola deve direcionar os alunos para que possam explorar, valorizar e adquirir habilidades fundamentais para o entendimento do universo do mercado de trabalho e a identificação das escolhas do futuro por meio do exercício da cidadania, iniciando a construção da própria identidade a partir das competências adquiridas.
Os alunos precisam aprender a habilidade de argumentar coerentemente, com base em fatos e dados científicos, organizando e criando teses, ideias e pontos de vista que respeitem os direitos humanos e o meio ambiente, bem como estimulem o consumo responsável em âmbito local, regional e global, sempre respeitando a si mesmos, o próximo e o planeta.
O autoconhecimento e o autocuidado influenciam o crescimento saudável do aluno, promovem um ambiente positivo nas escolas e contribui para o desenvolvimento de um currículo integrado, incluindo os aspectos emocionais e sociais. Essa competência visa a estimular o aluno a aprender a cuidar de si mesmo, mas também a acolher o sentimento do outro e a senti-lo, reconhecendo essas emoções com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
A escola deve ser um ambiente de aprendizagem cooperativa e não apenas o lugar onde se aprende e adquire conhecimento. Essa competência tem como propósito estimular a empatia e a resolução de conflitos com respeito ao outro e aos direitos humanos, incentivando, também, a valorização da diversidade das pessoas e dos grupos sociais.
O objetivo dessa competência nas escolas é fazer com que os alunos pensem na cidadania como uma responsabilidade pessoal, principalmente de forma envolvente, desde a infância até o Ensino Médio.
Para isso, é preciso encorajá-los a identificar as causas do mal-estar na comunidade em que vivem a partir do pensamento crítico, a fim de que possam resolver problemas sistêmicos ou, até mesmo, questões graves de políticas públicas.
A Unidade do Colégio Maxi (Cuiabá) aplica, de forma didática e fluida, todas as competências da BNCC, diferenciando as metodologias e ferramentas em relação às necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno.
Conheça os projetos e diferenciais do Colégio Maxi:
Trata-se de um programa que promove debates e reflexões sobre diversos assuntos importantes e sociais, como “Alimentação Saudável e Atividade Física”, “Desenvolvimento Humano e Sexualidade”, “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas”.
Além dos debates, esse programa é realizado por meio de palestras com especialistas e aulas semanais com professores de referência na área, contemplando várias competências da BNCC.
Maxi High School é um programa que visa ao aprendizado e à fluência da língua inglesa no aluno. O Colégio Maxi oferece, em parceria com a University of Missour, aulas da grade curricular totalmente ministradas em inglês, com professores nativos. Ao final do Ensino Médio, o aluno obtém um diploma reconhecido tanto no Brasil quanto pelo governo dos Estados Unidos.
Disciplinas como Matemática, Física e Química são as principais matérias em que os alunos apresentam dificuldade. O MaxiPlus é um programa que garante o aprendizado pleno do aluno, oferecendo aulas de reforço no turno vespertino para os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.
Além de possuir toda estrutura e metodologias inovadoras baseadas na BNCC, o Colégio em Cuiabá é a melhor opção para quem quer garantir uma vaga na universidade.
Isto é, o Colégio Maxi é 1º lugar do ENEM em Cuiabá e já foi 10 vezes campeão do ENEM na cidade. De fato, é a instituição de ensino básico mais preparada para o estudante que quer ingressar no ensino superior com bom êxito.
Quer garantir a aprovação do seu filho no ENEM? Agende sua visita hoje mesmo!
Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.
Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por