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Como é o plano de aula do Ensino Fundamental (anos finais)?

Alunos do Ensino Fundamental (anos finais) do Maxi, em sala de aula

O Ensino Fundamental tem como missão a promoção da alfabetização e a construção do aprendizado, constituindo-se como a base principal para o desenvolvimento integral da criança. 

Existem duas etapas do Ensino Fundamental: os anos iniciais e os anos finais. De forma específica, os anos finais do Ensino Fundamental — 6º ao 9º ano — visam a preparar o aluno para receber conteúdos mais complexos, que contemplem o Ensino Médio. 

Neste artigo, falaremos sobre essa etapa tão importante para o pleno desenvolvimento do estudante. Além disso, mostraremos como funciona, na prática, o plano de aula do Colégio Maxi, que é destaque na cidade de Cuiabá. Confira lendo o post! 

Qual a importância do Ensino Fundamental 2 para o desenvolvimento do aluno?

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, os estudantes aprendem em uma única disciplina diversas áreas de conhecimento, sendo preparados e incentivados para novos aprendizados. É nessa etapa que a criança desenvolve o desejo pelo saber e tem a curiosidade despertada por cada matéria, além de nutrir habilidades que serão levadas e aperfeiçoadas durante a vida escolar.

No Ensino Fundamental II, o aluno receberá conhecimentos aprofundados que foram vistos no Fundamental I, ao mesmo tempo que estará sendo preparado para o Ensino Médio. Se nos anos iniciais os professores ensinam, por meio de uma matéria, várias disciplinas, nos anos finais, os estudantes contam com um número maior de professores, sendo cada um especialista em uma determinada disciplina.

É justamente nesse período de ensino que o aluno tem a capacidade de ressignificar tudo o que já foi ensinado nos primeiros anos, só que de forma mais complexa, e isso é fundamental, literalmente falando, para que tenha um bom desempenho no Ensino Médio.

O que os alunos aprendem no Ensino Fundamental II?

Os estudantes já tiveram contato com todas as matérias, com exceção da Língua Inglesa, nos anos iniciais. O aprofundamento de tudo o que foi visto, com termos técnicos mais específicos, é o que vai lapidar a mente do educando e fazer com que ele tenha uma compreensão exata de tudo o que foi ensinado no Ensino Fundamental I e seja preparado para uma complexidade ainda maior no Ensino Médio.

O estudante passará 4 anos no Fundamental II, e a escola deve garantir o seu aprendizado e a sua evolução durante todo o tempo. Cada ano do Ensino Fundamental será uma surpresa para o aluno, a qual deverá refletir uma experiência agradável. 

Veja, agora, algumas particularidades e os desafios que cada ano representa na vida do seu filho.

6° ano

Por ser o ano de transição, o 6° ano é o que deve receber mais atenção. O aluno terá contato com uma nova grade curricular e com professores especializados em cada matéria. Essa fase deve ser recebida com bons olhos pelo educando, que está crescendo e será responsável pelo seu desempenho escolar.

7° ano

Após a mudança do Ensino Fundamental I para o II, agora, é hora de aprofundar em cada matéria específica. Na matemática, por exemplo, o estudante terá desafios cada vez maiores para resolver e compreender. Também é importante levar em consideração que o educando está entrando na adolescência e deve ser bem acompanhado, não só como aluno, mas também como uma pessoa em formação.

8° ano

No 8° ano, o educando será incentivado à leitura e produção de textos. Na matemática, as equações serão apresentadas, e em ciências, terá contato com conceitos de vida e evolução. Essa quantidade de conhecimento deve ser oferecida de forma que o estudante tenha interesse e curiosidade em cada aula.

9° ano

No último ano do Ensino Fundamental II, o aluno terá como objetivo sintetizar todo o conhecimento adquirido. Entender a relação de cada disciplina entre si será fundamental para a próxima etapa: o Ensino Médio.

A importância do desenvolvimento social do aluno no Ensino Fundamental II 

Durante a fase de transição do Ensino Fundamental I para o II, além das mudanças na grade curricular, dos professores e na profundidade do conhecimento, o estudante também estará em desenvolvimento em sua formação social. O ambiente escolar deve ser um lugar sadio para o processo de aprendizagem, sendo o local em que o educando não apenas desenvolve o seu conhecimento intelectual, mas também seus círculos sociais.

Por meio de atividades em sala de aula e recreação, o colégio estimula um aprendizado que traz consigo valores sociais para o aluno, influenciando na sua formação como cidadão e a importância que terá na sociedade a partir do seu trabalho e das suas atitudes. 

Plano de aula do Ensino Fundamental 2 do Colégio Maxi

No colégio Maxi, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial. A visão de enxergar o educando como um futuro cidadão consciente e um profissional de sucesso é a nossa maior preocupação. 

Por meio de uma infraestrutura planejada, de professores capacitados, de materiais atualizados e de fácil compreensão e do acompanhamento individualizado do estudante, o Colégio Maxi tem como missão criar o ambiente e as condições necessárias para formar pessoas com valores, além de preparar os estudantes para as mais diversas e difíceis vagas nas universidades do país.   

No Ensino Fundamental II, nossa preocupação não é diferente. Utilizamos o material didático do Sistema Anglo com variadas formas de apresentação e com projetos gráficos para despertar e cativar o interesse dos estudantes. As aulas são feitas para que os alunos possam entender a realidade e aplicar o seu conhecimento em situações do dia a dia.

Como o Colégio Maxi (Cuiabá) pode transformar a vida do seu filho?

O Colégio em Cuiabá pode ser um diferencial para o preparo e desenvolvimento do seu filho por meio de sua proposta pedagógica. De fato, o ambiente escolar promove o protagonismo e a autonomia do aluno e funciona como uma ferramenta propulsora altamente impactante no aprendizado.

É certo que todas as escolas do Brasil devem se adequar às diretrizes da Base Nacional Curricular Comum, porém isso está em transição. Ou seja, muitas escolas ainda não reformularam suas metodologias. 

Dessa forma, é essencial procurar escolas que já possuem essa estrutura estabelecida, pois o aluno, agora, pode desfrutar de benefícios únicos que o aprendizado integrado pode oferecer desde o Ensino Fundamental.   

Os benefícios de estudar em uma escola com um currículo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são:

O Colégio Maxi já possui toda estrutura baseada nas diretrizes da (BNCC) Ensino Fundamental (Anos finais) até o Ensino Médio.

Se você quer garantir o pleno desenvolvimento do seu filho e promover uma caminhada de aprendizagem diferenciada, agende sua visita agora mesmo!

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Postado porteamamaia

Postado em13 de maio de 2021


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