logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Como fazer uma boa redação? 8 melhores dicas para arrasar!

Aluno do Maxi em simulação de prova do Enem

Sem dúvidas, saber como fazer uma boa redação no Enem é uma das chaves para se chegar ao ensino superior.

Sendo assim, com o intuito de conquistar o trunfo da redação nota mil, professores, educadores e alunos do Ensino Médio trabalham juntos desde o 1º ano.

Contudo, a realidade é que nem sempre o aluno se sente preparado para realizar uma redação nota 1000, seja pela insegurança, seja pela falta de técnicas para entender a estrutura da redação do Enem.

Pensando em ajudar quem apresenta dificuldades para desenvolver redação de nível Enem, produzimos este conteúdo com dicas valiosas sobre como fazer uma boa redação. Confira!

1. Inclua a leitura na sua vida

Antes de saber como elaborar uma boa redação, é preciso ser um bom leitor, isso é fato.

Portanto, a primeira dica essencial e mais importante é ler bastantes obras nacionais e internacionais consagradas, além de notícias da atualidade. Isso porque é preciso saber construir uma redação completa, com alusões históricas, culturais e dados atuais, contemplando as competências exigidas pela prova.

Além disso, por meio da leitura, é possível, também, entender outros povos e fatos que marcaram a história. 

2. Aprenda como fazer uma redação passo a passo

No Enem, é solicitada uma redação do tipo dissertativa-argumentativa, que apresenta uma estrutura bem sólida, porém muitos estudantes ainda não a dominam, por isso, é mais difícil alcançar a nota mil.  

A estrutura de um texto argumentativo é muito mais do que um esquema de construção de um tema, é uma resolução de uma situação-problema. Ou seja, em todas as redações do Enem, sempre será abordado um problema para o aluno resolver por meio de dados, argumentos e proposta de intervenção.

Aqui, está a estrutura básica que você deve respeitar para fazer a redação no Enem e garantir uma boa pontuação:

- Descrição do problema -  Defina qual o problema do tema proposto na introdução.  

- Apresentação da tese - Apresente a tese em discussão também na introdução, citando, de forma geral, os argumentos que apresentará no desenvolvimento.

- Desenvolvimento 1 -  No desenvolvimento 1, você apresentará o primeiro argumento; no desenvolvimento 2, você apresentará o segundo argumento, e assim sucessivamente. Para isso, apresente dados e argumentos em apoio à tese defendida por você, verificando e elaborando tudo detalhadamente, incluindo notícias, estudos científicos e argumentos de especialistas;

- Desenvolvimento 2 - A regra é a mesma do desenvolvimento 1. É importante ressaltar que, para cada argumento apresentado, deve haver um parágrafo específico para desenvolvê-lo. 

- Conclusão e proposta de intervenção - Resuma o que foi escrito anteriormente, explanando, de forma geral, as razões de sua tese e apresentando soluções que realmente funcionem para resolver o problema. 

3. Treine sempre que puder

Agora que você sabe a estrutura da redação dissertativa-argumentativa, é hora de praticar bastante, afinal, a prática leva à perfeição, diz o ditado popular. 

Ou seja, pratique muito, e mesmo que não tenha condições de estudar todos os dias as técnicas de redação, mantenha um calendário organizado de dias e horários em que você se dedicará à prática de redação. 

4. Fique atento às notícias e atualidades 

A redação do Enem e dos vestibulares em geral costuma propor assuntos que foram importantes durante o ano ou há alguns anos.

Assim, quem acompanha as notícias sai na frente. Lendo o tema proposto, provavelmente, você vai lembrar que já ouviu algo a respeito em jornais e portais de notícias. Essas informações podem ser úteis no momento de dar exemplos no texto.

5. Explore os textos de apoio

Por mais que o tema pareça fácil, sempre leia atentamente os textos de apoio na prova de redação. Esses textos foram pensados pela organização do exame como uma alternativa para guiar o candidato a respeito do tema. Porém, muitos estudantes ainda se equivocam e fogem do tema. 

Vale a pena ler os textos com atenção e mais de uma vez, caso tenha dúvidas, pois é deles que  tirará ideias valiosas de como iniciar uma redação e quais argumentos desenvolver.

6. Evite palavras de difícil compreensão

Mesmo que a redação não possa ser escrita com gírias e em linguagem coloquial, mantenha o seu texto simples e formal.

Usar palavras rebuscadas só para parecer culto não é uma boa ideia. Sua redação deve impactar o maior número de pessoas, para isso, o texto deve ser compacto e de fácil entendimento.

7. Decore frases que possam ser usadas em qualquer texto

Assim como fazer uma boa redação, é essencial decorar frases-coringa para enriquecer o seu texto. Pense em frases e expressões que podem ser usadas em qualquer tema, e como o Enem é uma prova que engloba temas educacionais, sociais e políticos, procure frases de filósofos dessas áreas. 

Veja alguns exemplos abaixo:

 “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.”

- Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.”

- Oscar Wilde

 

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

- Nelson Mandela

 

“É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo.”

- Simone de Beauvoir

 

“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.”

- Albert Einstein

 

“Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.”

- Zygmunt Bauman 

..

8. Tenha o hábito de corrigir sua redação

Não basta escrever o texto. A correção importa de maneira idêntica na preparação para uma redação nota mil. Portanto, corrija suas redações; e essa correção pode se dar por meio de um amigo fera no assunto, de um professor ou até mesmo de uma plataforma online. 

Encontre uma forma de checar se sua escrita está melhorando e o que deve ser aprimorado.

Com toda a certeza, tendo o hábito de corrigir a redação do Enem, conquistar uma vaga nas melhores universidades do Brasil será uma realidade. 

Agora que sabe o jeito certo de arrasar na redação do vestibular. Deixe a criatividade fluir e coloque essa checklist em prática. 

Se você quer receber mais conteúdos sobre o Enem e tudo sobre o universo do estudante, assine a newsletter

Quero assinar a newsletter!

Postado porteamamaia

Postado em25 de maio de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar