logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

“Dia da Descompressão” diminui stress e ansiedade às vésperas do Enem

Deixar a tensão e ansiedade pelas provas do Enem e vestibulares um pouco de lado é uma das metas do “Dia da Descompressão” do Maxi, iniciada nesta quinta-feira (30). Por alguns momentos, a ideia é se divertir ao lado dos colegas e professores para relaxar a mente e diminuir a pressão por um dia tão importante quanto o das provas. Para isso vale de tudo: meninos maquiados, fantasias de unicórnios, personagens de séries e outras brincadeiras.

Amigas do 3º ano, Melissa Fernandes, 17, e Ana Julia Barredo, 18, estão nos preparativos para as provas do Enem, marcadas para novembro deste ano. Apesar de estarem aparentemente tranquilas em relação ao exame, as duas acreditam que nos próximos dias a tensão deve aumentar entre todos.

“Querendo ou não, uma hora a ansiedade vai chegar porque é muita pressão em ir bem na prova, a preocupação pelo que será cobrado. Ter estes momentos para não pensar nisso é muito bom”, conta Melissa que foi de jaleco branco como se já fosse médica. A jovem pretende passar para Medicina, um dos cursos mais concorridos.

“Por enquanto eu estou bem calma, quase não me lembro do Enem. Mas acho que um pouco antes das provas ficarei mais nervosa”, acrescenta Ana Julia, que optou por passar o dia vestida de unicórnio. Para o Dia da Descompressão, os alunos foram estimulados a usar da criatividade para inovar nos uniformes. No Espaço Multiuso também foram oferecidos picolés e sacos de pipoca durante o intervalo, além de música e muitas risadas.

Professor de Biologia do Maxi, Carlos Magno dos Anjos, também entrou na brincadeira e ao lado dos estudantes aproveitou para o momento de “descompressão”. Ele ressalta que a atividade contribui com a questão psicológica e emocional dos alunos, que ao longo do último ano enfrentaram as dificuldades do distanciamento, pandemia e isolamento em casa.

“O equilíbrio emocional vale muito em um momento tenso como o dia da prova do Enem ou vestibulares. Mais do que a preparação em sala de aula, sempre orientamos que eles procurem relaxar, buscar momentos de felicidade e driblar a ansiedade”.

Despedida – Organizado para as turmas do 3º ano do Ensino Médio e Extensivo do Maxi, o Dia da Descompressão, lembra a orientadora educacional Léa Santana, marca também o último ano de alguns alunos na escola. Isto porque, muitos deles passarão para uma nova etapa em suas vidas a partir de 2022.

“É o último ano no Ensino Médio para muitos alunos. Eles já passaram o ano de 2020 em casa, distante dos amigos e professores e agora retornam à escola, mas para se despedir dela também. Poder proporcionar este momento de interação com eles é excelente do ponto de vista emocional”.

Um aluno que possivelmente já está dando adeus ao Maxi é o Pedro Henrique Figueiredo, de 17 anos, que vai prestar vestibular para Física Médica. O curso, ainda recente no país, é oferecido na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, para onde o jovem deve se mudar, caso seja aprovado. Sobre a ansiedade para as provas, Pedro Henrique, conta que vem tentando relaxar. “Cada um tem o seu tempo para estudar e descansar. Eu me programo para parar de estudar por volta das 20h, todos os dias. Não dá para ficar estudando o dia todo, é muita pressão”.

Na próxima quinta-feira (07) será realizado outro “Dia da Descompressão” com as turmas que não participaram da primeira. Assim, todos aproveitarão com distanciamento e segurança.

 

Postado porPau e Prosa

Postado em1 de outubro de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar