logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Educação de qualidade: o que é preciso? Os 6 diferenciais!

Aluno do Maxi em sala de aula

*Imagem tirada antes da pandemia do Covid-19

Uma educação de qualidade na escola é resultado de um conjunto coerente de processos que devem ser planejados, rígidos e efetivados para se garantir a qualidade no sistema de ensino, potencializando a pluralidade de abordagens na educação. 

A gestão de processos escolares com objetivos claros permite à escola melhorar continuamente a eficácia do seu sistema anglo de ensino e a eficiência do seu funcionamento.

É perceptível quando uma escola oferece uma educação de qualidade por meio dos objetivos definidos para os alunos, da metodologia, do material didático, dos projetos multidisciplinares e de muitas outras características essenciais. 

Para ajudar você a identificar uma escola de qualidade, fizemos este post listando os principais diferenciais que um colégio deve ter para alcançar esse trunfo. Confira!

6 Diferenciais de um colégio com educação de qualidade

Um colégio de qualidade possui características muito claras e bem definidas, focadas em proporcionar uma atmosfera educacional de desenvolvimento integral do aluno. Confira, agora, 6 diferenciais que uma escola de qualidade possui:

1. Gestores e professores alinhados ao propósito no desenvolvimento integral do aluno 

Para garantir uma estrutura de educação de qualidade no ensino, uma escola deve estar bem alinhada em todos os sentidos, incluindo a visão, a missão e os valores entre gestores, professores, alunos e familiares. 

Isso cria uma atmosfera de integralidade que garante o pleno desenvolvimento de toda comunidade educativa, principalmente uma melhor aprendizagem do aluno. 

2. Metodologias e ferramentas de ensino de qualidade

O colégio tem papel fundamental na formação da criança, e isso vai muito além da formação intelectual. A maior preocupação de uma instituição de ensino não é transmitir o conhecimento, mas de que forma o ensinamento será recebido.

As experiências vividas dentro da escola devem incentivar os alunos e não causar medo; o gosto pela leitura e a vontade de resolver questões de física são hábitos construídos e estimulados dentro da sala de aula.

Um ensino de qualidade torna o aprendizado prazeroso, faz com que o aluno se torne participante do seu próprio aprendizado por meio da participação nas aulas.

Um ambiente democrático para debater, o envolvimento dos alunos para resolver problemas, o incentivo e a sensibilidade do professor para que cada aluno seja capaz de assimilar o conteúdo são ferramentas que garantem um ensino de qualidade. 

3. Programas multidisciplinares de desenvolvimento para o estudante

Uma educação de qualidade vai muito além das horas dentro da sala de aula. Muitas questões que podem interferir no desenvolvimento do aluno estão fora do alcance do professor. Um acompanhamento mais profundo de pedagogos e psicólogos é necessário para se detectar e solucionar problemas e dúvidas que podem surgir na vida do aluno.

A adolescência é uma fase marcada por mudanças, e é justamente nessa fase que os alunos devem estar conscientes da importância do estudo para o seu futuro. Programas multidisciplinares e propostas pedagógicas auxiliam não somente no aprendizado, mas também dão suporte para que o aluno cresça de forma saudável.

Um exemplo claro de programa multidisciplinar é o FabLab no Colégio Maxi, que tem a proposta de promover a pesquisa, a curiosidade, a proatividade e a autonomia do aluno por meio de aulas práticas no laboratório de Biotecnologia e Maker. Além disso, é um projeto ligado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o referencial de ensino no Brasil. 

4. Ensino bilíngue

A globalização trouxe uma ampla e fácil comunicação a nível mundial, ao mesmo tempo que possibilitou uma interação no mercado internacional. Falar em inglês não é mais um diferencial, mas sim um requisito na rotina de muitas empresas. Por isso, uma educação de qualidade não foca apenas as matérias tradicionais, mas tem como objetivo oferecer um ensino da língua estrangeira com o mesmo empenho da língua portuguesa, observando a necessidade e o benefício dela na vida do aluno.

O aprendizado bilíngue é uma ferramenta que é colhida não só no futuro, por meio de uma oportunidade de emprego diferenciada, mas também no presente, pois aumenta a habilidade de comunicação do aluno, a velocidade do raciocínio, cria novas conexões neurais e abrange a facilidade de aprendizado para todas as outras matérias. 

Para ir além, é importante que o aluno saia do Ensino Médio já com um diploma que certifique sua fluência, como é realizado no Colégio Maxi por meio do programa de formação High School, no qual o aluno obtém, também, um certificado de Ensino Médio americano. 

5. Foco em desenvolver alunos proativos e protagonistas 

Um aluno proativo e protagonista é o aluno que entende que o seu sucesso profissional e o seu desempenho em sala de aula dependem, exclusivamente, do seu esforço. Com isso, ele busca informações e soluções para realizar suas atividades não apenas na escola, mas em todas as áreas de sua vida.

O colégio tem papel crucial no desenvolvimento do protagonismo do aluno. Despertar a curiosidade, tornar o aluno responsável pelo seu rendimento e promover a sensação de que ele será o herói da sua carreira são lições aprendidas dentro da sala de aula. 

Algumas crianças possuem a proatividade dentro do seu perfil, outras necessitam de um incentivo para que seja cultivada, mas toda e qualquer criança pode se tornar uma pessoa segura e um profissional brilhante quando recebe uma educação adequada e de qualidade, que se importa com o seu desenvolvimento humano.

6. Cultura de respeito à diversidade 

Outro aspecto fundamental que é característico de uma educação de qualidade é o respeito mútuo entre todos. Trabalhos e atividades dentro e fora da sala de aula, demonstrando a diversidade e a riqueza de cada região, possibilitam que o aluno perceba com respeito os direitos humanos, promovendo a cidadania e a valorização da diversidade cultural. 

Esse aspecto promove o desenvolvimento humano e sócio-emocional do aluno de forma significativa.

Saiba mais sobre o Colégio em Cuiabá acessando o site oficial!

Quero acessar o site!

Postado porteamamaia

Postado em8 de junho de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar