Blog

Empenho dos alunos garante maior arrecadação de alimentos dos últimos dez anos

Alunos do Colégio Maxi fizeram a entrega da maior arrecadação de alimentos, organizada pela instituição de ensino, dos últimos dez anos. A quantidade ainda será contabilizada pelo Hospital de Câncer que, pelo quinto ano consecutivo, recebeu os donativos.

A arrecadação dos alimentos é realizada como uma das atividades do Festival Cultural, que integra também teatro, danças, apresentações, palestras e painéis.  “O Festival Cultural é o maior evento realizado anualmente pelo colégio com o objetivo de integrar os alunos entre eles e com a comunidade também”, explicou o professor de Geografia Ricardo Matias Martins. Como parte do objetivo de proporcionar aos alunos a reflexão sobre a comunidade onde vivem, eles foram levados para uma visita ao Hospital de Câncer, no mês de agosto, e, a partir disso, elaboraram a lista de alimentos, roupas, brinquedos e livros a serem arrecadados.

O resultado do empenho dos alunos foi a lotação total do bagageiro de um ônibus com as doações. “É essencial a ajuda da população porque o hospital não tem recursos para preparação das mil refeições que são servidas diariamente. Boa nutrição faz parte do tratamento. Paciente bem nutrido tolera muito mais o tratamento”, afirmou a nutricionista Luana Falcão.

A proposta da escola em proporcionar uma experiência extraclasse agradou aos alunos. “Emocionante saber que a gente consegue ajudar pessoas que realmente precisam.  A gente conhecer uma realidade tão diferente da nossa e conseguir fazer algo de bom pelos outros é bem emocionante”, avaliou a aluna do 1º ano Ana Vitória Rodrigues, 15 anos.

“Eu me senti bem em pensar em outras pessoas e conhecer coisas diferentes que não fazem parte do meu dia a dia”, refletiu Luiz Miguel Mainarde, 15 anos, aluno do 1º ano.

“É um choque de realidade e tenta despertar a ideia de que existe algo diferente lá fora e é possível tomar atitudes para participar de uma transformação. A escola é só uma orientadora, todo o trabalho é dos alunos”, concluiu o professor.