Blog

Empreendedorismo é tema de curso ministrado para alunos do Ensino Médio

Empreender é transformar sonho em negócio. Este conceito foi trabalhado com alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Maxi durante as aulas do curso “Crescendo e Empreendendo”, realizado pelo Sebrae dentro do projeto Educação Empreendedora. Foram três encontros de quatro horas com os jovens para mostrar como eles podem empreender, independente da profissão que seguirem.

Além disso, outro ponto positivo foi poder identificar as suas próprias características empreendedoras. Com dinâmicas de entrevistas foi possível fazer esta análise. Yasmin Adriana da Silva, da 2ª série do Ensino Médio, quer fazer Medicina, mas já sabe como poderá empreender na área. A palavra-chave é organização. “O curso me ajudou muito a descobrir o que tenho que ser, fazer, qual a minha qualidade e o que tenho que melhorar”, comentou.

A professora Débora Lepinski conta que a ideia é também fazê-los perceber características empreendedoras neles mesmos e na comunidade. “É possível empreender em todas as áreas e não é apenas abrir um negócio, é possível empreender na comunidade com projetos sociais, é possível empreender na área médica, na científica e nos relacionamentos”, explicou.

O conceito de empreendedor trabalhado com a turma foi justamente o da pessoa que sonha com bons resultados e tem a atitude de colocar em prática, sem prejudicar a humanidade e a natureza, aproveitando as oportunidades ou superando as deficiências.

Amir Rahal pretende fazer Medicina e conta que por meio do curso já tem ideia de como se comportar no mercado de trabalho. “Vou poder avaliar os riscos, traçar os objetivos para conseguir executar aquilo que eu quero dentro da minha área”, disse.

No curso foi possível aprender sobre como identificar as diferentes oportunidades de inserção no mundo dos negócios, adotar atitudes empreendedoras na condução da própria vida, buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e colaboração e avaliar a atual condição e, a partir disso, tomar decisões quanto a possíveis mudanças.

Os tipos de empreendedorismo também foram abordados nas aulas. O empreendedor de negócio, que atua com a criação de novas empresas, novos produtos, o social, que estará à frente de projetos dentro da comunidade, e o intraempreendedor, aquele que irá trazer coisas novas para dentro da corporação em que atua, liderar sua equipe em novos rumos.

O curso iniciou no dia 26 de setembro e foi concluído nesta terça-feira (3) e ocorreu por meio de uma parceria entre o Colégio Maxi e o Sebrae.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: