Blog

Estudantes participam de encontro com escritora de livros

“Tudo me inspira. Tudo é inspiração”. Assim resume a escritora Marta Cocco sobre as diferentes histórias e poesias contadas nos seus 11 livros. Integrante da Academia Mato-grossense de Letras, a autora esteve reunida com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Maxi, em Cuiabá. Num bate papo descontraído, realizada nesta semana, os participantes conheceram a história dela e as principais obras.

De acordo com a professora de Literatura Luciane Beserra, os alunos têm uma leitura indicada a cada bimestre e neste, o título “Não presta pra nada” da Marta Cocco foi o adotado. “Foi feito todo um trabalho durante esse período, eles leram, discutimos em sala, foram aplicadas avaliações e para atender a curiosidade deles, em saber quem está por trás da obra, convidamos a escritora”, explica Luciane.

De acordo com ela, o livro, que recebeu o Prêmio de Literatura Mato Grosso, é composto de contos predominantemente dramáticos. “São 12 contos, dez narrados por personagens mulheres, testemunhas ou protagonistas de algum drama e outros dois por um narrador onisciente em que o drama central é vivido por uma personagem mulher” descreve Marta.

Aos alunos, contou de onde surgiu o interesse por escrever, as inspirações de suas histórias e personagens. “Tudo me inspira. Tudo é inspiração”, revelou. Marta também afirmou de forma contundente que a literatura é essencial pra formação humana. “Se quisermos que a humanidade tenha futuro neste planeta, precisamos pensar numa educação com formação humana, voltada à cooperação e isso a literatura inspira, através das histórias, sentimentos e aprendizagem que provoca”.

Kauê Félix da Silva, de 15 anos, avalia de forma positiva o encontro. “Muito interessante poder participar deste bate papo. Descobri os motivos e inspirações que fizeram ela produzir a obra”, pontua o estudante, que ao fim do encontro aproveitou para cumprimentar a escritora e pedir um autógrafo.

Ser escritora um dia já está nos planos de Gabrielly Sampaio, de 15 anos, estudante também do 1º ano do Ensino Médio do Maxi. “Adorei o encontro com a autora. Eu tenho vontade de escrever e, encontrar com uma escritora é fantástico, isto me inspira ainda mais”.

Sobre a autora

Marta Cocco é autora de 11 livros e também professora na UNEMAT em Tangará da Serra. Atualmente ocupa a cadeira de número 18 da Academia Mato-grossense de Letras.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: