Blog

‘FabLab Day’ traz pais dos alunos para vivenciar experiências em laboratório

Programado para ser um dia diferente, os pais dos alunos que participam das aulas do FabLab foram convidados a participar de uma manhã de experiências no laboratório do Colégio Maxi junto com os filhos para conhecer os trabalhos desenvolvidos.

O evento denominado ‘FabLab Day’ busca por meio da participação efetiva da família estreitar e reforçar laços importantes para o desenvolvimento dos alunos. A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Lilian Rodrigues, afirma que essa logística de chamar os pais para o ambiente escolar é justamente para que eles conheçam melhor rotina dos alunos e com isso participem cada vez mais do processo pedagógico do filho.

“O professor Ricardo, em parceria com a direção da escola, teve a ideia de realizar o ‘FabLab Day’ para mostrar como é feito o trabalho do FabLab junto com o laboratório de biotecnologia na grade curricular. É muito legal, os alunos gostam de apresentar e demonstrar o que está sendo feito nas aulas para os pais, foi muito interessante ver essa interação entre eles”, afirma.

A programação do’ Fab Lab Day’ inclui quatro sábados, no qual os pais passam a manhã toda na escola vivenciando as práticas do laboratório. No último sábado, dia 15, foi a vez da turma do 7º ano mostrar seus talentos. O aluno Pietro Pazoti, do 7º B, comenta que essa oportunidade é muito legal para poder trazer o pai para dentro da escola.

“Eu adorei esse momento de trazer o meu pai aqui, porque sempre quando chego em casa, ele pergunta como foi, o que fizemos, então hoje é um dia para que ele veja o que a gente faz aqui. Acho que ele está gostando”, relata.

Já para o pai de Pietro, Marcelo Pazoti, essa é uma chance de se aproximar do filho, dos professores e saber o que acontece nas aulas. “Essa é uma iniciativa muito legal da escola, uma oportunidade para os pais acompanharem o dia a dia das crianças, e ter aproximação com os professores, além de ver na prática o que eles realmente veem na escola, as facilidades e dificuldades que eles enfrentam”, conta.

O professor de Biologia e Química, Jefferson Nunes, explica que os pais sempre se perguntam o que é o “tal do FabLab”, então nada melhor do que trazê-los para vivenciar o projeto.

“Hoje, especialmente é uma aula do 7º ano, estamos falando sobre microscopia, então é melhor que vejam na prática, que é fazer um pão. Eles viram no microscópio, o que estão fazendo aqui, nada mais é do que o fungo que faz a massa do pão crescer, descoberto por um acaso”, relata.

O próximo ‘FabLab Day’ será no sábado (22), com início às 8h no Colégio Maxi. O professor Ricardo Martins, um dos idealizadores do projeto, comenta a vivência de um dos alunos, no qual o estudante ajudou mais o pai do que o inverso.

“A proposta é desenvolver o projeto na prática e depois mostrar o conteúdo, então o processo de aprendizagem é diferente. Trazemos os pais para vivenciar as atividades dos alunos dentro da escola e mostrar como funciona nas aulas”, finaliza.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Pedro Ivo

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: