O Grupo SOMOS Educação promoveu o Educa Talks, evento que reuniu pais dos estudantes do Colégio Maxi e da Escola Chave do Saber (ECSA) para apresentar o valor de estimular o aprendizado e principalmente superar o medo de errar para promover o desenvolvimento do conhecimento e do saber fazer. O evento foi realizado na penúltima semana de fevereiro no Centro de Eventos do Pantanal e as apresentações foram inspiradas no formato TED Talks, famosas na internet ao redor do mundo pelo formato dinâmico e curto que tem têm como principal objetivo estimular transformações.
O diretor geral de Escolas do Centro-Oeste do Grupo Somos Educação, Márvio Lima, conduziu a cerimônia e na abertura foi contundente sobre o papel da instituição: “promover ensino de qualidade”, disse. Para isso o Maxi e a Ecsa ofertam condições para que o aluno desenvolva habilidades e novos conhecimentos. No entanto, alertou que para isso é fundamental a participação dos pais nesse processo, “o pai é aquele que participa da educação do filho”, pontuou.
Foram cinco apresentações. O professor e coordenador pedagógico de Ensino Médio do Colégio Maxi, Carlos Roberto Leão, fez a primeira e falou sobre as mudanças nessa etapa de aprendizagem, que foram aprovadas pelo Governo Federal. “O Ensino Médio precisa ser atraente sim. Mas as provas de vestibulares precisam também ser adequadas às novas transformações”, frisou o professor. Destacou ainda que o processo educacional está mais autônomo, de forma que o estudante deve se responsabilizar e dedicar-se em atividades onde precisam melhorar sua aprendizagem.
A psicopedagoga e diretora da ECSA, Márcia Bezerra, possui 30 anos de experiência em educação e foi responsável pela segunda apresentação. A profissional destacou que o mundo está em constante movimento e exige não apenas uma educação renovada. “Nós do ESCA acreditamos que as pessoas precisam ser enxergadas pelas suas diferenças”. Pontou que a meta do colégio hoje é “aprender para ensinar e transformar a escola num lugar onde a criança tenha experiências que promova aprendizagem e desenvolvimento contínuo”.
O professor Fipili Couto deu prosseguimento e abordou sobre a Pedagogia Moderna, que vai além de ensinar, mas provocar o amadurecimento por meio da superação. “Superar o medo de errar impede o desenvolvimento, pois a falha é a oportunidade do crescimento”, defendeu. Para ele, o esforço deve ser valorizado e incentivado, “é preciso substituir a mentalidade fixa do ‘eu não consigo’, pela mentalidade do desenvolvimento, em que a falha é uma maneira de explorar a criatividade e o aprendizado”, completa.
A importância do pensamento global foi o tema da apresentação feita pela professora Hanako Lacerda, mestra em Educação em Havard e responsável pelo programa High School, que é ofertado em Cuiabá com exclusividade pelo Colégio Maxi, em parceria com a University of Missouri. A profissional, que nasceu em Tóquio e é bilíngue, contou um pouco da sua trajetória. “Meus pais, como muitos aqui, sempre buscaram a melhor escola para mim e meu futuro”, disse. Diferente do passado, a tecnologia permite hoje conectar pessoas, absorver conteúdos e estar em outros lugares e assim desenvolver o pensamento global, enfatiza a professora.
O fechamento das apresentações ficou por conta do professor Roger Bartlo. O eixo principal da sua palestra foi sobre a inserção do ambiente acadêmico na sala de aula (a partir do Ensino Fundamental). No Maxi, essa metodologia é aplicada com o programa educacional Fab Labs, que incentiva a criatividade, comunicação e colaboração. “Nossos alunos vão aprender em conjunto, desenvolver novos conhecimentos, senso crítico para transformar o mundo que vive, mudar vidas de pessoas e consequentemente e crescer com tudo isso”, afirmou.