Com mais de 20 ex-alunos em universidades americanas e europeias, o Colégio Maxi é a única instituição em Mato Grosso a oferecer o programa High School, currículo internacional, aulas em inglês com o objetivo de preparar os alunos academicamente em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, além de outras parcerias que direcionam estudantes para universidades mundo a fora. Em 2020, a unidade espera aumentar o número de alunos aprovados em instituições internacionais, e também ampliar as turmas do Middle e High School, em Cuiabá.
A coordenadora do programa High School do Colégio Maxi, Daniele Hounsell Breier, destaca que além do diploma internacional, que oportuniza que o estudante ingresse com mais facilidade em universidades do exterior, outra vantagem é a maturidade, confiança e qualificação dos jovens. O ensino globalizado, que integra as áreas de Ciências Humanas à Língua Inglesa é baseado nos temas globais da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Colégio, o Middle School é oferecido a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, com aulas em inglês no período vespertino e integralmente na língua estrangeira a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, já por meio do High School.
“O High School trabalha ainda outras áreas como Economia, Política, Literatura de Língua Inglesa e habilidades valorizadas no exterior, como a argumentação oral, por exemplo. Isto amplia muito o universo de conhecimento do aluno. As aulas totalmente em inglês, com professores nativos, são uma excelente oportunidade para melhorar a fluência no idioma”, completa Daniele.
Entre os mais recentes destaques está o ex-aluno Guilherme Toyota, que em 2019 foi aprovado em Ciências da Computação na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), além de outras seis universidades americanas. O jovem iniciou no programa no 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo três anos de estudos com o currículo duplo: brasileiro e americano.
“Estamos na expectativa do resultado de outros alunos que se candidataram a universidades internacionais para aumentar esta quantidade de jovens brasileiros estudando no exterior”, acrescenta a coordenadora do Maxi.
Outra vantagem em ingressar no programa High School do colégio é a possibilidade de participação em eventos internacionais, como simulações da ONU. Este ano, entre 23 de janeiro e 02 de fevereiro, um grupo de alunos embarcou para os Estados Unidos, onde foram realizadas simulações nas universidades do Yale e Harvard. Na oportunidade, os jovens aprimoraram o idioma, participando de debates sobre temas da política internacional com estudantes de diferentes países. Além das atividades acadêmicas, o grupo também visitou pontos turísticos de cidades americanas.
Mizzou – Com o objetivo de apresentar aos pais de alunos e comunidade em geral interessados em conhecer seus programas internacionais, o Colégio Maxi, recebe em 23 de março (segunda-feira), o diretor de admissões internacionais da Universidade do Missouri, Ryan Griffin. Durante a visita, o representante americano abordará as oportunidades e vantagens do estudo no exterior, as opções de cursos, faculdades e bolsas de estudo para alunos estrangeiros, entre outros temas.
Parceira do Maxi, a Universidade do Missouri, ou Mizzou, foi fundada em 1839 e está entre as melhores instituições de ensino dos Estados Unidos. Ao todo, são mais de 300 cursos oferecidos, entre graduações e pós-graduações. A universidade é conhecida também pelo bom índice de diversidade cultural por receber estudantes do mundo todo, e o time de futebol americano Mizzou Tigers.