Mais de 70 instituições de ensino superior do exterior já confirmaram presença na Feira Virtual de Universidades no Exterior, patrocinada pelo Colégio Maxi no mês de agosto. O evento será realizado em parceria com a Gold Tassel, empresa brasileira especializada na inserção de alunos em faculdades estrangeiras. Entre os objetivos da Feira está o de tirar dúvidas dos estudantes quanto às formas de ingresso em universidades de fora do país, possibilidades de cursos, preparação acadêmica e custos.
Fundador e CEO da Gold Tassel, Gavur Kirst, conta que estudar fora do Brasil não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam. Segundo ele, com boas notas ao longo da trajetória escolar, domínio do idioma e experiência com atividades extracurriculares, a possibilidade de uma aprovação em universidades estrangeiras é maior. Muitas instituições também oferecem bolsas de estudos e programas de financiamento, o que facilita ainda mais a entrada de jovens. A Gold Tassel possui estudantes aprovados em faculdades no Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.
“No Brasil, os estudantes dependem de uma nota no vestibular ou Enem. Já para universidades de fora, todo o currículo acadêmico é analisado, os jovens passam por entrevistas e exames de conteúdo. Por isso, digo que a preparação deve começar mais cedo. O ideal é que desde o 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno interessado em estudar no exterior se prepare, do idioma à formação escolar”, explica Gavur.
Todos os anos, mais de 6 milhões de jovens deixam o seu país de origem para estudar em outros locais do mundo. O destino mais procurado é o Estados Unidos, para onde vão cerca de 20% dos estudantes, porém, tem crescido o interesse em faculdades da Europa e América Latina. Ex-aluno do Maxi, o jovem Pedro Kreutz, cursa Engenharia na University College Dublin, na Irlanda, com uma bolsa integral conquistada pelo bom desempenho escolar.
“Temos essa parceria com a Maxi há três anos e vemos o diferencial dos jovens formados na escola. Os resultados são muito satisfatórios, com aprovações de estudantes em universidades conceituadas no exterior, além das mais tradicionais no Brasil também”, acrescenta.
A Feira Virtual de Universidades no Exterior será realizada no dia 21 de agosto (sábado), das 13h às 18h (horário de Brasília). Podem participar estudantes do Maxi e de outras escolas. Em uma espécie de estande virtual, representantes de mais de 70 universidades internacionais estarão à disposição para tirar dúvidas sobre os cursos de graduação, pós graduação ou curta duração, formas de ingresso e cotidiano das instituições.
As vagas são gratuitas e limitadas. A inscrição deve ser feita pelo link do evento, clicando AQUI.