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Maxi realiza primeira reunião de pais para potencializar formação dos alunos

O Colégio Maxi realizou na noite do dia 21 de fevereiro a primeira reunião de pais com os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. O momento serviu para dar as boas-vindas e esclarecer pontos sobre organização, base de ensino e propostas de trabalhos complementares.

O encontro comandado pelo professor Leão apresentou aos pais os quadros de coordenação pedagógica e diretoria de orientação disciplinar. “O trabalho é árduo, mas importante para que eles cheguem bem ao final”, comentou Leão ao lado dos professores Athos Aramis e Jaqueline de Vecchi Seviero.

O final explanado logo no início da reunião não se resume ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), momento de definição pessoal na vida de muitos jovens. A seleção para o ensino superior é fundamental, mas precisa de complementos. Conforme divulgado, diversas ações pedagógicas são trabalhadas em conjunto: professores, pais e alunos juntos por uma formação completa.

O programa Rumo Certo foi a primeira ação pedagógica exposta. Logo os pais se interessaram em saber sobre as atividades educativas em torno de uma alimentação saudável, discussões sobre sexualidade e prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Marcio Antonini, pai de um aluno da 2ª série do Ensino Médio, não teve dúvida na hora de relatar a importância de ações sobre temas delicados e constantes nas vidas dos adolescentes. “É um trabalho em conjunto. A escola tem que preparar o aluno para ser um profissional, mas ela tem que formar um cidadão também. Uma pessoa que vai ser o nosso futuro. É muito importante o casamento da família com a escola. Quando você vê projetos que estão contemplando o que a gente procura, é muito bom”, salientou.

Além do Rumo Certo, as ações pedagógicas Roda de Leitura, Crescendo e Empreendendo, Semana da Profissões, Festival Cultural e Maxi Plus foram detalhadas aos presentes. Rejane Oliveira, mãe de um filho da 1ª série do Ensino Médio, gostou de saber os detalhes sobre o ambiente escolar.

“Eu vim nessa reunião e fiquei muito feliz de ouvir e ver tudo o que a escola está oferecendo para o meu filho. A escola que eu quero para o meu filho é aqui. Gostei bastante da proposta e acredito realmente que isso vai funcionar. Eu sou pedagoga e tenho uma preocupação muito grande, hoje os tempos são outros. Hoje está muito difícil trabalhar com educação. Se você trazer seu filho para escola somente para ouvir, não dá em nada. Essa amplidão, abrindo horizontes, é fantástico”, comentou Rejane Oliveira.

Complementando o quadro pedagógico e trazendo a horizontalização de práticas pedida pelos pais, a coordenação apresentou ainda o Fab Lab Pro, programa para construir conhecimento a partir da experimentação e pesquisa. Projetos avançados são discutidos em laboratório, gerando produtos como drones artesanais e equipamento de aeromodelismo.

Além das ações pedagógicas, a reunião de pais tratou das orientações gerais para que todo o processo de aprendizagem seja potencializado. Assiduidade, rotina de estudos, comunicados de faltas e o uso do uniforme foram debatidos em conjunto.

João Borralho Filho, pai de uma aluna do 1º ano, vê na disciplina um dos segredos para a correta formação. “Não podemos ser trogloditas e cobrar das crianças somente por cobrar. Também precisamos ter disciplina. Um aluno que só chega atrasado no colégio. A culpa é do colégio? Claro que não. O colégio nos ajuda. Sem formação familiar, não se forma cidadão. Eu gostei e vou manter esse contato com os professores”, afirmou.

Finalizando o encontro, o professor Leão salientou a importância da manutenção do conjunto pai, aluno e professor. Contando com mais de 600 alunos no Ensino Médio, o colégio Maxi oferece uma equipe de 38 professores para que nada saia do planejado.

“A proximidade da família com a escola é a possibilidade de fazermos a integração completa no processo de educação. Não existe escola sem a participação atenta e efetiva dos pais. Nós procuramos promover esse relacionamento. Aproximar família e escola. A manutenção disso se faz com o comparecimento dos pais em nossas atividades e ações pedagógicas”, concluiu o professor Leão.