Blog

Metodologias Ativas potencializam o aprendizado do aluno

O Colégio Maxi está desenvolvendo suas aulas alicerçadas nas “Metodologias Ativas”, modelo de ensino que coloca o aluno como centro do processo de aprendizagem, desde 2017 e após dois anos de aplicação desta técnica é possível perceber os benefícios deste modelo de ensino que são inúmeros, tais como: autonomia, confiança, aptidão para resolver problemas, colaboração, senso crítico, responsabilidade, participação, entre outros.

O Colégio Maxi é pioneiro no estado de Mato Grosso. A ideia é que o estudante seja o protagonista da ação pedagógica. A proposta visa incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais – sendo responsável pela construção do conhecimento.

Com este modelo o professor ganha um novo papel, o de mediador da aprendizagem, provocando e estimulando o aluno a buscar sozinho resoluções. Além de intermediar os trabalho e projetos promovendo reflexões sobre as decisões tomadas por eles. É importante destacarmos que todos os professores recebem formação continuada.

Para a coordenadora do Ensino Médio, professora Luciane Prado, a educação do século XXI não é somente ensinar o conteúdo, mas ensinar a aprender. Ela ressalta que a responsabilidade do docente é ainda maior, pois ele precisa tutorear, ter jogo de cintura e estar preparado para situações em grupos.

A ideia é que esses grupos sejam heterogêneos para que se possa simular o cotidiano. “Nem sempre trabalharemos com pessoas que gostamos ou estaremos ao lado do melhor amigo. É necessário que aprendam a lidar com a situação e ser, acima de tudo, profissional”, comentou.

As Metodologias Ativas não são uma substituição do professor em sala de aula, ao contrário, além da construção do conhecimento, ele passa a atuar de forma a permitir que o aluno aprenda a buscar sozinho informações e resolução de problemas, em outras palavras “a andar com as próprias pernas”.

“Cada vez mais o mundo exige de um profissional a capacidade de se reinventar e a escola entra com esse papel de mostrar qual o caminho que ele precisa seguir e de que forma essa prática pode ser usada. Há momentos que o aluno precisará sair da passividade e ser mais ativo”, disse Luciane.

As Metodologias Ativas são uma nova tendência em educação que visa atender as necessidades do século em busca de profissionais engajados e com habilidades socioemocionais. O modelo de ensino surgiu dentro das universidades norte-americanas a partir da necessidade de problematizar situações reais e, aos poucos, está sendo inserido no ensino básico.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: