logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Novo Ensino Médio: eletivas ampliam conhecimentos sobre Educação Financeira

O Novo Ensino Médio chegou com tudo no Maxi, que oferece 16 cursos eletivos para as turmas do 1º ao 3º ano. As aulas acontecem no contraturno da grade curricular e cumprem com a nova proposta escolar, com disciplinas escolhidas pelos próprios alunos, conforme o interesse e aptidão por determinadas áreas. Entre as eletivas oferecidas está a de Educação Financeira, que tem como objetivo trabalhar os conhecimentos de finanças, economia e planejamento para os jovens.

 

Investimentos, lucros, gestão de negócios, cálculos financeiros, receita líquida e bruta, estão entre alguns dos conceitos abordados pela aula. A responsável pelo conteúdo é a professora de matemática e contadora Rúbia Araújo Coelho, que entrou para a equipe pedagógica do Maxi em 2022 com a inclusão das disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio. Ela conta que além do material oferecido pelo Sistema Anglo, também elaborou atividades complementares para aprofundar os conhecimentos dos alunos.

 

“A ideia é apresentar para os jovens a importância da educação financeira para toda a vida. Eles entenderão melhor como cuidar do próprio dinheiro, seja para investir em negócios, poupar para uma viagem ou curso, montar uma empresa. O objetivo principal é que eles aprendam a ter uma relação saudável com o dinheiro, sabendo dos riscos e oportunidades”, explica a professora.

 

No Maxi, a aula de Educação Financeira ocorre uma vez por semana, com uma hora de duração. Ao final do semestre, os estudantes terão que apresentar um Plano de Educação Financeira, colocando em prática todos os seus conhecimentos. Entre os alunos matriculados na disciplina está a Sofia de Abreu Nery, do 1º ano, que também cursa Fotografia na modalidade online das eletivas. A escolha por aprender mais de finanças veio da consciência da jovem sobre a importância do assunto.

 

“Sabia que educação Financeira era algo importante para a vida, mas nunca parei para estudar nada sobre o assunto. Achei que veríamos coisas mais básicas, mas já estamos fazendo cálculos e atividades mais complexas. Está sendo bem legal”.

 

Formação – Com cinco disciplinas presenciais e 11 virtuais, o Maxi oferece às turmas do Ensino Médio a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversas áreas. Neste início da implantação, é obrigatório somente aos estudantes do 1º ano que façam pelo menos uma matéria eletiva. Para os demais, a adesão é voluntária. Ao final de cada semestre, serão abertas novas inscrições para a matrícula em outras disciplinas. Entre as diferentes opções estão os cursos de Renewable Energy, sobre processos científicos e tecnologia, Carreiras Criativas, Tecnologia na Medicina, Fotografia, Direitos Humanos, Física Moderna e Multiculturalismo.

 

Para o coordenador do Ensino Médio do Maxi, Paulo Rogério Camargo, a expectativa do colégio com a implantação das aulas eletivas é colocar em prática conteúdos mais direcionados e significativos para os estudantes. Segundo ele, a proposta tende a “conversar” mais com os jovens, uma vez que aborda conhecimentos de interesse para além das disciplinas tradicionais.

 

“O saldo até o momento tem sido bem positivo. Na grande maioria, os alunos optaram por disciplinas que já possuem afinidades ou que desejam construir estas aptidões. O Novo Ensino Médio é um desafio para todos nós, mas o Maxi se preparou muito bem, tanto com o material didático do Anglo, quanto com as formações da equipe de professores, e a contratação de outros profissionais para as novas aulas”, finaliza o coordenador.

Postado porPau e Prosa

Postado em28 de abril de 2022


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar