Oito alunos do Colégio Maxi se destacaram na Olimpíadas Mato-grossense de Química e receberam as medalhas durante a cerimônia de premiação realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na sexta-feira (1).
Arthur Antunes está na 2ª série do Ensino Médio e esta é a segunda vez que conquista uma medalha na OMQ. Ano passado conquistou ouro, este ano ficou com a prata, mas a alegria é a mesma. Ele conta que não precisou sair da rotina de estudos, apenas revisou o conteúdo aplicado na sala de aula. Para ele, “a prova não foi tão difícil”.
Outra medalhista foi Juliana Lie Emiyakwa. Ela está na 1ª série do Ensino Médio e foi a primeira vez que participou da competição. Ela conta que precisou ter uma rotina de estudo para conseguir uma boa posição na competição.
Pedro Lucas conquistou a medalha de ouro. Aluno da 3ª série do Ensino Médio ele reforçou de que as aulas já dão o embasamento necessário para as provas. Ele participou este ano também das Olimpíadas de Matemática e a de Física, as quais considerou mais difíceis do que a de Química, que tirou de letra.
Apesar de não ter fugido da rotina de estudos, Pedro conta que aproveita os plantões com os professores para reforçar os conteúdos e tirar as dúvidas. Isto facilitou também na hora das avaliações.
O professor de Química do Colégio Maxi, Sergio Sussumu, fez questão de afirmar que a escola não cria nenhuma rotina diferenciada para os alunos que se inscrevem nestas competições. “Isto iria mascarar os resultados”. Ele conta que no site das olimpíadas tem o conteúdo programático e normalmente é o que se aplica em sala de aula. Não há segredo.
Ele reforça ainda que a participação dos alunos ocorre de maneira espontânea. “A escola apenas convida”. Sussumu conta também que a participação na competição ajuda a preparar os adolescentes para as provas decisivas como os vestibulares e Enem. “Se entrar questões que não estudou ainda, dizemos para ficar tranquilo e isto faz com que eles passem a se habituar com estas situações de pressão, mas sem pressa. É um treinamento para o vestibular”, afirma.
Confira os medalhistas
MEDALHA DE OURO
Pedro Lucas
MEDALHA DE PRATA
Cauê Pereira
Arthur Antunes
MEDALHA DE BRONZE
Arnaldo Barbosa
Eduardo Martinez
Gabriel Thome
Juliana Lie
Pedro Kreutz