Blog

Participação da família é essencial para o Rumo Certo

Para alcançar os objetivos traçados, o Programa Rumo Certo conta com a participação integral da família. Para isso, os pais e mães participaram de um encontro organizado pela escola para sensibilizá-los sobre a importância de medidas eficazes para o desenvolvimento humano e promoção da saúde.

“Os pais são nossos maiores parceiros e se eles se associarem a gente com certeza terá maior sucesso”, afirmou o professor e coordenador do Saúde para Vida do Colégio Maxi, Luiz Eduardo Saragiotto. Ele pontua ainda que o objetivo do programa é fazer com que os adolescentes se cuidem mais e sejam protagonista da saúde dele para vida toda.

A advogada e dentista, Soyane Nunes, mãe de aluno no Maxi, ressalta que a parceria entre pais e escola faz com que os filhos se tornem cidadãos melhores. Outro pai, Vladimir Nunes, pontua que é uma iniciativa excelente do colégio, pois ajuda aos pais educar os filhos. “É uma idade importante, em que a ajuda é sempre bem-vinda”, afirma.

A professora e mãe Valquiria Martins reforça que: “ter mais gente falando do mesmo assunto é sempre bom”. Isto reforça a mensagem sobre os malefícios do uso do álcool e drogas.

Dehon Caporossi é economista e pai. Ele já adianta que estará à disposição para ajudar não apenas seu filho, mas ajudar aos outros adolescentes. “Este é um assunto que aflige por demais a sociedade”, comentou.

O programa Rumo Certo terá o apoio do psicólogo e pós-doutor pela Universidade de Washington, Raul Martins, e ele explica que será formada uma equipe de alunos, professores e pais, para identificar os alunos que já bebem excessivamente e com isto fazer uma intervenção, para que possam reduzir o álcool, ou até mesmo, parar de beber.

Além disso, o uso de álcool e drogas causa consequências sérias na vida do jovem. É o que reforça a psicóloga e doutora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Luciana Aparecida Nogueira Cruz. “Este consumo excessivo pode estar associado a outras condutas como sexo desprotegido, brigas, condutas violentas, acidentes automobilísticos, que podem causar sequelas por toda vida”.

A diretora de orientação educacional, Jaqueline De Vecchi Seviero, explica que o programa será desenvolvido em três vertentes importantes, a primeira delas relacionada à saúde, promovendo uma longevidade saudável através de cuidados com a  alimentação e também com o corpo , a segunda sobre o desenvolvimento humano e a  sexualidade e por último a prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: