Blog

Profissionais orientam estudantes de Cuiabá na escolha da profissão

 A angústia, incerteza e o medo de errar são sentimentos comuns para quem está concluindo o Ensino Médio e precisa escolher a profissão que irá seguir. De acordo com a psicóloga Camila Gonçalves, o imprescindível é a pesquisa.

“O aluno deve conhecer o maior número de carreiras, para ver qual delas se encaixa na sua personalidade”, explica. A orientação foi dada aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Maxi, em Cuiabá, que realiza de 24 a 27 de julho, mais uma ‘Semana das Profissões’. Segundo o professor e coordenador pedagógico de Ensino Médio, Carlos Roberto Leão, a proposta do encontro é promover uma aproximação dos alunos com profissionais de grandes áreas. “O intuito é colaborar na decisão, possibilitando aos estudantes maior clareza das diferentes profissões”, pontua.

A aluna Silvia Maria Vicente de Campos é uma das participantes que ainda não bateu o martelo na escolha do curso que irá se inscrever. Apenas com 16 anos, ela afirma que pode optar por Direito, mas ressalta que está numa fase de muitas incertezas e por isso a decisão pode ser outra. “Agora eu quero direito, mas pode ser que eu oscile até o fim do ano”, diz. A segunda opção, de acordo com a Silvia, seria relações internacionais.

Também na abertura, participaram quatro bacharéis em direito, que atuam em diferentes  áreas da profissão. O ex-aluno do Maxi Talles Drummond Sampaio se forma este ano em Direito e  integrou a roda e compartilhou as razões porque optou pelo curso. “É uma área fascinante, que possibilita defender as pessoas, de tentar mudar, fazer o melhor”, acredita. Participaram também da conversa, uma advogada, um promotor de justiça e um delegado de polícia.

Já quem tem certeza da profissão que irá seguir é a aluna Maria Eduarda Amaral. “Quero fazer relações internacionais porque gosto muito da grade curricular e já tive experiência de morar fora e percebi que eu me adapto fácil. Acho que vou me dar bem”, conta a jovem de 16 anos que vai optar pela Universidade de Brasília (UNB) ou a Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo da semana, pessoas de outras áreas, como Jornalismo, Medicina, Engenharia e Desing, estarão no Maxi conversando com os estudantes.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: