logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Rodas de Leitura do Colégio Maxi conta com participação de autor do sistema Anglo

O Colégio Maxi realizou na última segunda-feira (22 de março) mais uma Roda de Leitura, desta vez direcionada aos alunos do Ensino Médio, com leitura e análise do livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho. O encontro online, que faz parte do Programa Avança Enem (PAE), contou com a participação do professor de André Koloszuki, autor do Sistema Anglo, e visou o exame da Fuvest 2022.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, professora Luciane Prado, explica que o Rodas de Leitura é um projeto da escola voltado este ano para a leitura das obras obrigatórias da Fuvest – vestibular que seleciona candidatos para os cursos da Universidade de São Paulo (USP). O primeiro livro foi Nove Noites, de Bernardo Carvalho, que foi lido em conjunto pelos alunos, respeitando um cronograma elaborado para que os alunos possam ler com calma dentro da rotina de estudos.

São feitos sempre dois encontros. O inicial é realizado pela própria coordenadora, onde apresenta a obra e o autor sem ater-se muito a detalhes, além do cronograma. Ao final da leitura do livro é realizado um encontro de análise, sempre com a participação de convidado especial. Foi o caso do encontro desta segunda-feira, com o professor do Anglo de São Paulo André Koloszuki. “Ele fez análise detalhada do livro pensando no vestibular da Fuvest, em como o vestibular cobra essa leitura. Então foram duas horas de encontro, onde ele se aprofundou na obra. Foi muito bacana a participação dos alunos, principalmente daqueles que têm interesse em Fuvest”, conta Luciane.

Segundo ela, por conta dessa característica, o foco acaba sendo os alunos do 3º Ano e do pré-vestibular, mas são convidados também alunos do 2º Ano que já estão se preparando, embora a lista da Fuvest mude algumas obras. Há ainda o que pode ser considerado um terceiro grupo, o dos alunos que gostam de leitura, de literatura. “Alguns participam mesmo para conhecer, para ler e para as discussões em si”, salienta a coordenadora.

“Então, a ideia é termos um cronograma até o final do ano, para que eles leiam todas essas obras cobradas no vestibular da Fuvest. Aqui na escola temos sempre um grupo de alunos que faz Fuvest. Temos alunos que desde o 1º Ano já vem com esse ideal de prestar o vestibular da USP e queremos auxiliá-los nesse sentido. Inclusive nós temos duas alunas de 2020 que passaram direto do terceirão para cursos da USP, a Mariana e a Luiza. Então esse trabalho que temos feito aqui com os alunos está dando resultado”, comemora Luciane.

O novo livro do Rodas de Leitura é o romance Quincas Borba, de Machado de Assis. O cronograma foi iniciado já na terça-feira (23) e a análise da obra vai ficar a cargo de um dos professores do Maxi, a Ana Helena Paroli.

Postado porLuis Marini

Postado em25 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar