Blog

RUMO CERTO: Alunos participam de atividades sobre autoconhecimento e hábitos saudáveis

Todos nós passamos por momentos de estresse, inclusive os adolescentes. Para eles, especialmente, a ansiedade é uma sensação esmagadora, pois ainda estão em processo de crescimento e mudança. Por isso o Colégio Maxi, neste segundo bimestre, reforçou o assunto por meio do programa Rumo Certo, que promove o diálogo sobre assuntos na área da saúde e desenvolvimento humano.

De acordo com a professora e coordenadora do programa, Élida Criss Silva Araújo, a escola está com uma atenção especial voltada para esse transtorno emocional e busca desenvolver o autoconhecimento nos alunos. A atividade ocorre com as turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

“Estamos trabalhando a ansiedade por meio de contextos reflexivos e dinâmicas que mostrem diferenças e aceitação”, comentou a coordenadora que ressaltou ainda que os próximos passos serão desenvolver a autoimagem e a autoestima nos jovens.

Élida explica que foi aplicado um teste chamado Enagrama, muito usado na psicologia, que descreve as diferenças individuais com base em nove tipos de pessoas: Perfeccionista, Prestativo, Bem-sucedido, Individualista, Observador, Questionador, Sonhador, Confrontador e Pacifista. “Queremos que eles entendam que são diferentes um dos outros e que isso é normal”.

Uma das atividades propostas aos alunos foi a escrita de uma carta, na qual eles precisaram apontar dez metas, sonhos e melhores amigos. “Esse material será lido apenas no final do ano, quando irão avaliar o conteúdo dessas cartas. Nosso objetivo é mostrar a eles que a gente muda, que ao longo do tempo deixamos de ser os mesmos de antes, inclusive as amizades”, explicou a coordenadora.

Além do Ensino Médio, os alunos do Fundamental II também estão envolvidos nas atividades do Rumo Certo. De forma dinâmica e por meio de jogos, as crianças do 6º e 7º ano, trabalham a alimentação saudável e a composição dos alimentos por meio de aulas práticas no laboratório.

Já os alunos do 8º ano estão aprendendo um pouco mais a respeito do sistema reprodutor humano, masculino e feminino, e foram estimulados a construírem uma maquete que demonstrasse aquilo que foi aprendido em sala de aula. Todas as atividades são trabalhadas em conjunto com as metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista do seu aprendizado.

Além dos jovens do 9º ano, que estão abordando questões a respeito da sexualidade. “Estamos enfatizando as dificuldades e facilidades encontradas nos gêneros. Fizemos uma roda de conversa a respeito do assunto para que pudessem tirar dúvidas. Para que ficassem mais à vontade, eu atendi as meninas e um professor falou com os meninos sobre o assunto”, relatou.

Todas as atividades fazem parte do programa “Rumo Certo”, cujo objetivo é tornar os jovens mais conscientes quanto à importância de estabelecer uma rotina de vida saudável e do papel de protagonistas na transformação de suas realidades e da definição de seu futuro.

A iniciativa surgiu da necessidade de apoiar os pais e as famílias no processo de orientação dos filhos durante a delicada fase da adolescência. Os jovens estão vulneráveis a desenvolver hábitos ou tomar decisões que podem prejudicar suas vidas, seja nos relacionamentos, estudos ou futuro profissional.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: