Desde os primórdios da adoção da educação formal as aulas seguem um formato muito parecido, com os professores expondo os conteúdos durante as aulas e os alunos depois realizando as atividades e exercícios. Mas há algum tempo novas metodologias têm extrapolado esse formato e se mostrado especialmente interessantes. É o caso da “sala de aula invertida”, também conhecida como “flipped classroom”, que tem sido aplicada pelo Maxi nos 8ºs anos pela professora de Português Ana Paula Moreira dos Santos.
Eles vivenciaram de forma autônoma e participativa uma experiência diferente. Segundo Ana Paula, houve uma provocação e um grande desafio onde o aluno e o responsável pela construção do conhecimento. Modos verbais, classificação dos verbos, formas nominais foram os temas sorteados para os grupos formados.
“Marcamos um tempo para estudo e agendamos as datas das aulas. Discutimos algumas sugestões de possíveis atividades, no entanto as expectativas foram superadas com aulas muito bem elaboradas, com jogos, cruzadinhas, caça-palavras, exercícios on line, kahoot e slides de powerpoint maravilhosos”, conta. Alunos com jalecos e com orientações firmes na condução das aulas também serviram para demonstrar o sucesso da metodologia da aula invertida, avalia Ana Paula. Inclusive a professora, no papel de aluna inicialmente, teve que participar ativamente das atividades. “Na avaliação final, o resultado foi bastante positivo”, diz.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Lilian Kelly de Lima Rodrigues, a “sala de aula invertida” é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo e o ensino remoto se mostrou uma boa oportunidade de aplicá-la, explica.
“O ensino online vem mudando cada vez mais a forma como as pessoas se relacionam em um ambiente de aprendizagem, trazendo diversos benefícios para o aluno”, analisa a professora. “Por isso, a cada dia surgem novas formas mais eficientes de se trabalhar o processo de ensino online. Formas de proporcionar ambientes, processos e estruturas mais adequadas para que o aluno percorra uma trilha de aprendizagem de forma engajada e motivadora. O conceito de sala de aula invertida reflete muito bem este aspecto”, salienta Lilian.