Colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula é um dos objetivos da Sala de Linguagens, novidade do Maxi para as turmas do Ensino Fundamental. No espaço, os alunos realizam atividades como leituras, produções de texto, oficina de fantoches e até peças teatrais. Com o uso da metodologia ativa de ensino, a equipe de professores estimula a autonomia e protagonismo dos jovens. O colégio já tem em funcionamento também a Sala de Matemática, com o mesmo objetivo.
A Sala de Linguagens, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Maxi, Lilian Kely de Lima, é mais uma iniciativa da escola em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o trabalho em sala de aula de competências e habilidades de estudantes. O espaço funciona como um laboratório para a aplicação na prática das teorias desenvolvidas em sala.
“Assim como qualquer sala de laboratório, ela serve para alinharmos a teoria com a prática em uma ambiente mais favorável para as atividades. A ideia é utilizarmos a Sala de Linguagens o ano todo, conforme o planejamento de cada professor. Podem ser realizadas atividades das disciplinas de português, produção textual, artes e inglês. A ideia é explorar os conteúdos teóricos de forma lúdica e prática”, acrescenta.
Além da Sala de Linguagens, o Maxi já oferece atividades para as turmas do Fundamental na Sala de Matemática. O local conta com jogos matemáticas criados pelos alunos, materiais em 3D para a visualização de forma geométricas, entre outros elementos. De acordo com a coordenadora, as atividades têm melhorado o desempenho de alunos com dificuldades na parte teórica.
“Dando continuidade ao trabalho de competências e habilidades orientado pela BNCC já estamos trabalhando para a implantação da sala de humanas, com atividades desenvolvidas pelos professores de Geografia e História. Temos o Fab Lab que possibilita algumas atividades, mas a sala vem para fecharmos este projeto”, finaliza Lilian.