Blog

“Semana das Profissões” promove bate papo com ex-alunos e profissionais

Quatro ex-alunos do Colégio Maxi conversaram na tarde desta segunda-feira (06) com alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular sobre as vivências e desafios da vida universitária. Após essa rodada de conversas, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre quatro carreiras diferentes de profissionais do mercado de trabalho, em Cuiabá.

Os ex-alunos fizeram um grande apelo aos atuais estudantes sobre a saúde mental e sentimental durante o ano intenso de estudos, justamente para que não se sacrifiquem a ponto de passarem por maus bocados. Laura Hueb, ex-aluna do Maxi e estudante de Psicologia na UFMT, afirmou que com sua vivência na faculdade, consegue entender a importância de estar bem mentalmente para realizar as atividades.

“É importante reforçar a questão da saúde mental. Quero dizer a eles que se cuidem antes da situação chegar no limite maior. Eu vejo que tem uma hora que o seu corpo pede socorro, a sua mente pede socorro, e é importante encontrar esses sinais para continuar vivendo uma vida normal, sendo feliz, uma rotina normal, então saúde mental em primeiro lugar”, finaliza.

Carolyna Yamamoto, que cursa engenharia biomedicina na Flórida, a Marina Marinho estudante de direito e o Vitor Toshio, estudante de Medicina da UFMT, também participaram do bate papo. A Semana das Profissões é uma iniciativa do Colégio Maxi para auxiliar na escolha e decisão das carreiras dos alunos em ano de vestibular e ENEM. A aluna Stephani Labadessa tem 16 anos, da 3ª série C, relata que é muito importante justamente por estar num momento de decisão.

“É um momento que estamos decidindo o que vamos fazer pelo resto da vida, ou uma tentativa do que vamos fazer, então ajuda muito na escolha e no que nós achamos sobre determinados cursos, é um momento que faz muita diferença. É um momento de muita indecisão, então é muito importante conversar com pessoas que já viveram isso, é uma iniciativa muito legal da escola”, finaliza.

A dermatologista Juliana Mendonça e a cirurgiã pediátrica, Shirley Takano, falaram sobre a importância desta tarde em poder ajudar os alunos a se decidirem. As médicas participaram de uma rodada de perguntas em conjunto com o delegado de polícia, Bruno Barcellos, e o engenheiro civil, Silvano Castilho.

“A gente procura ajudar né. Sabemos que é uma fase bem angustiante, a decisão do que fazer, a minha filha inclusive fica se perguntando se dá dinheiro, risos. Eles têm essa preocupação de serem bem-sucedidos financeiramente, e nós focamos sempre que o importante é fazer o que gosta, que o financeiro vem com dedicação naquilo que eles escolherem”, relata Shirley.

O diretor do Maxi, Carlos Leão, afirma que essa semana é proposital para fortalecer a decisão dos alunos, e também as ações do Colégio em reforçar o projeto de vida de cada ser humano, e a escolha da profissão é parte muito importante deste projeto.

“Esta é mais uma situação na qual os alunos podem refletir sobre as suas escolhas pessoais. A tarde de hoje, que os ex-alunos narraram suas experiências sobre os cursos, foi um momento riquíssimo de cumplicidade e para nós de muito orgulho, porque vê-los aqui falando com tanta propriedade, emociona bastante. E logo em seguida, os profissionais trazendo as impressões de quem já está no mercado de trabalho, já tem uma carreira, dando dicas importantes, aconselhamentos, tudo isso fortalece e ajuda na tomada de decisão mais acertada no futuro”, finaliza.

A programação da ‘Semana das profissões’ estende-se até o dia 16 de agosto com a realização de palestra sobre orientação vocacional com psicóloga e visitas técnicas a ambientes de trabalhos.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Pedro Ivo

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: