Blog

‘Semana das profissões’ promove workshop de orientação vocacional e palestra sobre profissões do futuro

Na tarde desta terça-feira (7), os alunos da 3ª série e extensivo, participaram do segundo dia da “Semana das Profissões” que promoveu um Workshop de orientação vocacional com a psicóloga Raquel Calmon. Os alunos também puderam participar de uma palestra sobre “As profissões do futuro” com a escola de programação ‘Happy Code’.

A coordenadora de orientação educacional, Jaqueline de Vecchi, afirma que o objetivo da semana e desta tarde é oferecer mecanismos para os alunos escolherem suas carreiras, além de apresentar profissões que estarão em evidência nos próximos anos em razão dos avanços das tecnologias.

“O nosso objetivo nessa semana é permitir ao aluno refletir sobre os vários caminhos que ele pode seguir. E essa reflexão é importante porque é um momento de muita dúvida, aflição e indecisão. O workshop foi proposto para os alunos terem momento de conhecer suas habilidades. Com relação a profissões do futuro, é mostrar aos nossos alunos que a carreira pode ir além do curso de medicina, direito, engenharia. É mostrar que novas profissões estão surgindo com as novas tecnologias”,

De acordo com a psicóloga Raquel Calmon, o mais importante é que os alunos saibam do que gostam, para auxiliar na escolha de sua carreira. “Hoje nós propomos uma das muitas ferramentas utilizadas para escolha da profissão. Nós trabalhamos quais são as habilidades, competências, valores, gostos, promovendo o autoconhecimento é o principal, porque por meio dele que realmente encontramos a essência. Às vezes eles estão em busca de uma profissão, mas não percebem, se faz parte da sua identidade”.

A aluna Amanda Arantes, do 3ºB, confirma que atividades como estas propostas pelo Colégio ajudam muito na escolha. “Essa fase é um momento de muita indecisão, a gente é muito novo e tem que decidir o que vai fazer pelo resto da vida, e a gente não sabe decidir justamente porque é muito novo. É importante ter acompanhamento de alguém que sabe ajudar a escolher”, comenta.

Representando a escola de programação ‘Happy Code’, Adriana Carvalho afirma que a palestra é para chamar a atenção dos alunos para o desenvolvimento tecnológico. “Não é que todas as profissões vão mudar, mas a maioria delas terão desafios novos para se adaptarem. E como o profissional vai se preparar para isso? As profissões vão se reinventar e eles estão fazendo parte desse processo de mudança”, finaliza.

A programação da ‘Semana das profissões’ estende-se até o dia 16 de agosto com a realização de visitas técnicas a diferentes ambientes de trabalhos.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: