Professores do Colégio Maxi realizaram no sábado (17) o “Simulado Comentado”. O evento busca preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e do Extensivo para o exame nacional, o Enem.
Após duas horas de prova, tempo idêntico foi destinado para que docentes comentassem as questões. Segundo o professor Saragiotto, o exercício funciona numa lógica de fixação. A rapidez na correção busca garantir que o erro não seja repetido.
“Eles fazem o simulado, descem para a área de convivência e a gente responde junto com eles. Os alunos vão verificar se acertaram ou não e esclarecer dúvidas. A resolução logo depois da prova é o momento em que eles conseguem construir mais conhecimento. Eles ainda estão ligados com o que fizeram”, explicou.
O professor Leão, responsável pela coordenação do Colégio Maxi, também esteve presente e explicou que a ideia central do Simulado Comentado é que as questões não sejam para quantificar os acertos e erros.
“Aqui nós olhamos para o erro como um possibilitador da aprendizagem. Na medida que ele [aluno] responde e o professor logo depois vem comentando essas questões, dificilmente será cometido o mesmo erro numa prova futura. É claro que também oferecemos uma interação, para que exista uma descontração depois da prova”, salientou Leão.
Para compor a descontração, foram distribuídos picolés e pipocas aos participantes. Um dos alunos que participou da dinâmica foi Gabriel Francisco, 16 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio.
“Esse simulado serve para testar o meu conhecimento. Serve também para ir acostumando com a prova do ENEM. É exatamente um simulado da prova que faremos. A resolução feita pelos professores ajuda. Só assim vamos saber o motivo do erro”, comentou Gabriel Francisco.