logo colégio maxi
Agende uma visita
Menu

Sistema Anglo de Ensino: o que é e quais os benefícios?

Aluna do Maxi durante prova baseada no Sistema Anglo de Ensino

Por mais que tenha surgido há mais de 66 anos, o SAE (Sistema Anglo de Ensino) está alinhado aos princípios da autonomia e do protagonismo estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Portanto, se você quer saber se o Sistema Anglo de Ensino é bom, a resposta é: com toda certeza. E para tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento dessa metodologia de ensino que tem transformado a educação no Brasil, produzimos este artigo contendo as informações mais importantes sobre o assunto. Confira lendo mais!

Afinal, o que é Sistema de Ensino Anglo?

Desde que foi aprovada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem destacado as metodologias de ensino que desenvolvem a aprendizagem significativa, a autonomia e o protagonismo no aluno; como é o caso do Sistema Anglo de Ensino. 

Apesar do referencial documento trazer essas medidas como estratégia de reforma e integralidade do sistema educacional brasileiro recentemente, o Sistema Anglo de Ensino existe há quase 70 anos e tem se mostrado um dos melhores sistemas de aprendizado durante todo esse tempo. 

A liderança escolar eficaz, a aprendizagem com alegria, a autonomia e uma dinâmica de responsabilização maior para os alunos surgem como pontos fundamentais do Sistema Anglo de Ensino, que, há quase 70 anos, faz história na transformação do desenvolvimento estudantil dos alunos. 

Ou seja, basicamente, o SAE é uma metodologia organizacional de aprendizagem completa e eficiente que traz resultados significativos para a educação; possui toda a estrutura e os pilares que tornam a organização e a didática do professor e a aprendizagem do aluno muito eficientes, impactando positivamente o ensino básico no Brasil.

5 pilares do Sistema Anglo de Ensino 

O SAE possui 5 pilares fundamentais que visam ao pleno desenvolvimento da aprendizagem, veja quais são:

1. Aula bem proposta; 

2. Aula bem preparada;

3. Aula bem dada;

4. Aula bem assistida;

5. Aula bem estudada;

Confira mais detalhadamente cada pilar do Sistema Anglo de Ensino:

1. Aula Bem Proposta

Esse primeiro pilar do SAE visa a uma organização mais eficaz e criteriosa das atividades de ensino, programando a aplicação do conteúdo das aulas com tempo suficiente para o professor expor com qualidade e dinâmica, garantindo uma aprendizagem eficiente.   

2. Aula Bem Preparada 

Os materiais são os principais elementos do planejamento das atividades educativas na educação. O Sistema Anglo de Ensino distribui, minuciosamente, um plano de aula que proporciona todo suporte para que o professor prepare a aula com excelência, visando a maximizar a eficácia e a eficiência das experiências de aprendizagem dos alunos.

3. Aula Bem Dada

Na metodologia do SAE, o professor ensina com eficácia e faz os alunos aprenderem com dinamismo e interesse pelo conteúdo por meio de aulas muito bem preparadas. Ou seja, uma aula bem dada produz muitos frutos para a aprendizagem do aluno, e esse é um pilar fundamental do Sistema Anglo. 

4. Aula Bem Assistida 

Se uma aula for bem dada, sem dúvidas, ela será bem assistida. É assim que funciona o Sistema Anglo: por meio da aula bem proposta, bem preparada e bem dada, o aluno desenvolve um interesse mútuo pelo conteúdo do professor e pela aprendizagem.

5. Aula Bem Estudada

Esse é o resultado triunfal de todos os pilares do material Anglo, pois desenvolve no aluno uma habilidade essencial para toda a vida: estudar com constância e eficiência. O aluno que é ensinado pelo Sistema Anglo aprende a gostar de estudar e de praticar exercícios e atividades complementares dispostas pela programação, o que, sem dúvida, perpetuará por toda vida do aluno.  

Quais os benefícios do Sistema Anglo de Ensino?

Tanto para o Ensino Fundamental 2 como para o Ensino Médio, o Sistema Anglo de Ensino proporciona vantagens surpreendentes para a jornada estudantil. Confira as principais vantagens:

Ativa caminhos autodidatas 

Como o sistema visa à autonomia e ao protagonismo do aluno, ele desenvolverá o autodidatismo com facilidade, conferindo habilidades importantes para uma carreira de sucesso. 

Agrega disciplinas em diversas áreas 

O método de ensino Anglo promove a interdisciplinaridade por meio da abordagem de temas educativos e sociais, a fim de acrescentar aos alunos habilidades diversas, como adquirir competências e conhecimentos específicos que vão além do simples conhecimento relacionado às matérias.

Melhoria do pensamento crítico 

Os alunos ensinados pelo Sistema Anglo melhoram suas habilidades analíticas usando abordagens fornecidas por diferentes disciplinas do planejamento pedagógico desenvolvido no Anglo.

Aprendizagem com alegria 

O SAE regula o tempo de ensino e a condução das aulas e das atividades de forma que melhor se adaptem ao tipo de estudo e ao ritmo de aprendizagem dos alunos. 

Prepara o aluno para ingressar no ensino superior com excelente bagagem 

Toda a preparação com o Sistema Anglo funciona como pré-vestibular e propicia o pleno desenvolvimento para o aluno prestar Enem e vestibulares com excelência, garantindo boas colocações. Além disso, o aluno terá toda bagagem necessária para uma boa jornada acadêmica na faculdade. 

Como funciona, na prática, o Sistema Anglo de Ensino?

Se você está em busca de colégios particulares em Cuiabá que trabalham por meio do Sistema Anglo de Ensino, é imprescindível fazer uma pesquisa cautelosa pela cidade. 

Além de avaliar a metodologia, é preciso identificar se a escola em questão aplica as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, já que são normas importantes e que todas as escolas devem aplicar, embora nem todas façam isso, até mesmo por se tratar de uma proposta recente.

Por outro lado, as melhores escolas já fizeram suas adaptações na metodologia, garantindo um ensino didático e promovendo a autonomia e o protagonismo no aluno. 

Ao fazer a pesquisa e a escolha do colégio, avalie como é aplicado o material didático do Sistema Anglo de Ensino, tanto na (BNCC) Ensino Fundamental anos finais como no Ensino Médio, a fim de garantir que seu filho seja matriculado em uma escola que, de fato, aplica o sistema na prática pedagógica e não o utiliza apenas como propaganda.

O Colégio Maxi Cuiabá é um dos principais colégios em Cuiabá e utiliza o SAE (Sistema Anglo de Ensino) de forma integral. Ele realmente aplica as diretrizes do sistema, bem como as diretrizes da BNCC. Veja os diferenciais do Colégio Maxi: 

- Professores bem preparados; 

- Incentivo à autonomia e ao protagonismo;

- Ensino bilíngue; 

- Valorização da cidadania e dos princípios éticos;

- Aplicação dos pilares do SAE em toda dinâmica de ensino;

- Utilização do material didático do Sistema Anglo;

- Programas e projetos multidisciplinares bem estruturados.

Saiba mais sobre o Colégio Maxi (Cuiabá) fazendo um tour virtual.

Quero fazer um tour virtual!

Postado porColégio Maxi

Postado em27 de maio de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar