Blog

Situação de refugiados e efeitos da Covid-19 são discutidos por alunos do Maxi em evento virtual da ONU

 

O Colégio Maxi está entre as instituições de ensino que participaram da Unesco Center for Peace, realizada virtualmente nas últimas duas semanas e que reuniu estudantes dos Estados Unidos, África, América Latina e Ásia para discutir temas globais. O evento foi promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) diretamente do estado americano de Maryland. Entre os assuntos debatidos pelos jovens estiveram os reflexos da pandemia da Covid-19 e a situação de refugiados pelo mundo.

Os alunos Maxi participantes do Unesco Center for Peace são estudantes do programa High School, que conta com atividades de intercâmbio em universidades americanas, além de atividades ligadas à agenda internacional da ONU. Uma das jovens participantes é Júlia Martinho, do 3º ano do Ensino Médio, que já acumula experiências com simulações internacionais desde que entrou para o Maxi. Ela destaca a oportunidade de conhecer estudantes de outros países durante os debates promovidos pelo evento.

“Rompendo o frequente ócio gerado pela quarentena e gerando, em mim, motivação e esperança, a primeira semana do programa IMUN da Unesco me conectou com o mundo, mostrou novas oportunidades e ideias e me proporcionou amigos pelo globo”, pontua.

O cronograma de debates e palestras teve início em 19 de julho e seguiu até 1º de agosto, contando com a participação de estudantes, professores, especialistas de diversas áreas, voluntários e demais membros das equipes internacionais da ONU. Outra aluna Maxi participante foi a Maria Fernanda Pires, do 3º ano do Ensino Médio. “Foram realmente duas semanas que superaram as minhas expectativas”, frisa a jovem.

Na primeira semana, o evento promoveu palestras dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG), com temas como cyberspace, inteligência artificial na ciência, paz interior, auto aceitação, entre outros. Já na segunda semana, foram realizadas simulações sobre a questão dos refugiados e os efeitos da Covid-19 no mundo. Para os debates, os jovens representaram lideranças mundiais, países e organizações internacionais.

Pesquisar

Posts Populares

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades: