As equipes de multiplicadores do Programa Rumo Certo começaram o treinamento de formação conduzido psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Luciana Aparecida Nogueira Cruz. Ela abordou questões como o desenvolvimento do adolescente, a vulnerabilidade nessa idade e as políticas nacionais sobre consumo de álcool e drogas.
Ao todo, serão 30 horas de formação e outros encontros serão realizados ao longo da semana. “Os professores terão duas vídeos conferências durante a semana, com professores da UNESP de Rio Preto, que vão falar de projetos de vida na adolescência, intervenção breve e redução de danos”, explica Luciana.
De acordo com a psicóloga, os alunos multiplicadores desenvolverão ações continuamente durante todo o semestre. “Convidamos estudantes do 1º e 2º ano para poder dar continuidade ano que vem. Um exemplo da atuação deles, será o ‘Dia de Alerta’, para se pensar sobre o consumo do álcool”, detalha.
Já os pais, serão agentes propagadores, para debater o consumo ou não consumo de álcool com outros pais. A empresária Jaqueline Fernandes Marcon é uma das multiplicadoras que participou do treinamento. Ela conta que se sente muito satisfeita com a implantação do Rumo Certo.
“Fora da escola os alunos tem acesso a internet, whatsapp, festas e outras coisas. E a escola precisa alertar, interferir de alguma maneira, mostrar os dois lados da moeda. Enquanto mãe me sinto mais segura em ter meus filhos no Maxi e na ECSA. Como multiplicadora conversarei com o máximo de pais, falando sobre o Rumo Certo”, diz Jaqueline, mãe de um estudante do Ensino Médio no Maxi, e de outros dois, no Ensino Fundamental na Escola Chave do Saber (ESCA).
Após a fase de treinamento, será aplicada uma pesquisa pelos professores para traçar o perfil dos estudantes. “Os que apresentarem consumo elevado de álcool, sofrerão uma intervenção breve”, pontua a psicóloga Luciana Cruz.
Na formação, está prevista ainda a participação do psicólogo e pós-doutor pela Universidade de Washington em dependência de drogas, Raul Martins. O Programa Rumo Certo foi lançado em maio pelo Colégio Maxi e pela Escola Chave do Saber (ECSA) e prevê uma série de ações com participação dos alunos, pais e escola para dialogar assuntos de saúde qualidade de vida e sexualidade. Para execução do projeto, o Maxi conta com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), formado por docentes e pesquisadores de universidades como USP, Unifesp, Unesp e Unicamp.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Pedro Ivo